a) Qual é a relação entre os fatos sociais da teoria de Émile Durkheim e o processo de socialização?
b) Dentre os três tipos ideais de dominação propostos por Max Weber, quais são os dois que mais estão ligados aos fatos sociais? Justifique.
c) Pense em um dos diversos processos de socialização que você passou em sua vida. Explique sociologicamente esse processo destacando quai(is) foi(ram) o(s) agente(s) de socialização e como esse processo contribuiu para a formação de determinado papel social.
Soluções para a tarefa
Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.
Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
Quando Weber parte do pressuposto que o desenvolvimento da sociedade se liga diretamente as diferentes instituições e suas formações, ou seja, nós enquanto indivíduos nos tornamos seres que se adaptam à todas as modificações do sistema sem ao menos ir na contramão do que foi estabelecido;
Ou seja, os tipos ideais surgem como formas de coercitividade para a manutenção do equilíbrio social, podendo ser aplicada em instituições escolares. mecanismos estatais, entre outros.
Os aspectos da socialização são:
- A aprendizagem;
- A identificação das ações;
- E a influência, que pode derivar de uma imitação ou identificação.
A socialização se dá a partir da troca de relações de indivíduo com um grupo, se formando e colocando em prática sua vida cotidiana em sociedade.