a) Qual é a origem do nome Chapecó?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Chapecó é palavra de origem Kaigang com várias interpretações: "chapadão alto", "chapéu feito de cipó" e "põe no chapéu" para nativos da língua. A palavra origina-se dos termos "echa" + "apê" + "gô", que na língua dos nativos significa " donde se avista o caminho da roça".
Explicação:
Resposta:
Chapecó é um município do estado de Santa Catarina
Explicação:
O município de Chapecó foi criado em 25 de agosto de 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado.
O processo de migração de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul, começou com a chegada das companhias colonizadoras. A principal atividade econômica na época era o extrativismo da madeira. Outro fator que garante a Chapecó a condição de cidade-pólo é a economia diversificada. Agroindústrias, prestação de serviços e comércio são alguns dos principais ramos da economia local. O município ficou reconhecido internacionalmente por concentrar o maior parque agroindustrial latino-americano. Chapecó é palavra de origem Kaigang com várias interpretações: "chapadão alto", "chapéu feito de cipó" e "põe no chapéu" para nativos da língua. Segundo pesquisas feitas pelo Dr. Selistre de Campos, a palavra origina-se dos termos "echa" + "apê" + "gô", que na língua dos nativos significa " donde se avista o caminho da roça".
A denominação foi oficializada em 25 de Agosto de 1917 através da Lei nº 1.147 do governo estadual, por ocasião da sua emancipação. Na época, Chapecó tinha como base territorial a região conhecida como Oeste catarinense, não havendo limites administrativos. A criação do Município de Chapecó, em 25 de agosto de 1917, representou para a região oestina: a) a definição da região como parte integrante do contexto catarinense - nova unidade administrativa; b) a necessidade urgente de uma ação de colonização para a região por parte das autoridades constituídas em nível local e estadual; c) a transferência da colonização para a iniciativa particular.
Assim, a colonização da região inicia-se com as primeiras manifestações no sentido de a região receber ações e empreendimentos das Companhias de Colonização, através da venda e/ou doações governo.