Português, perguntado por sawturn, 9 meses atrás

a) qual é a importância do leitor para o texto literário?

b) como se caracteriza a linguagem literária?

c) qual a diferença entre conotação e denotação?

d) qual a importância dos diferentes significados da palavra no texto literário?​

Soluções para a tarefa

Respondido por pamelasilva09819
1

Resposta:

(a) Portanto, de acordo com Ingarden, o leitor é aquele que concretiza a existência da obra literária, pois é ele quem preenche as lacunas implícitas no texto. Quando exercita a leitura, traz consigo certo grau de compreensão antecipada, fundamentada em suas experiências adquiridas em leituras e obras anteriores. Tal concretude se realiza a nível de cada leitor, pois cada um tem seu modo particular de completar o que não foi explicitado pelo autor. O que não fica claro neste posicionamento é até que ponto o texto pode permitir a interferência do leitor nesse preenchimento de lacunas, que tipo de controle o texto exerce sobre as normas e valores próprios de cada leitor.

(B) A linguagem literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que geralmente possuem. ... Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.

(C) A denotação é utilizada quando queremos atribuir à alguma palavra, termo ou expressão o sentido literal. Já a conotação se dá quando atribuímos às palavras o sentido figurado e não dicionarizado de algo.

(D) Pensando em Literatura como arte, fica mais fácil compreender os recursos linguísticos empregados para a construção de uma linguagem diferente, completamente distinta da linguagem utilizada em nosso dia a dia. Não seria estranho se o tempo todo — em nossas relações cotidianas — nos comunicássemos através de metáforas e outras figuras de linguagem? Certamente não seríamos compreendidos, mesmo porque, para cada situação, costumamos utilizar um tipo de discurso, adequando-o ao contexto comunicacional no qual estamos inseridos. Pois bem, a Literatura constitui um tipo especial de comunicação, no qual predomina o que chamamos de linguagem literária.

A linguagem literária apresenta diferenças singulares, muito embora tenha uma estreita relação com o discurso comum. Dentre os traços peculiares do discurso literário, podemos destacar:

Perguntas interessantes