História, perguntado por Anjumafer, 9 meses atrás

a) quais situações da historia sao comuns no brasil e nos paises africanos de lingua portuguesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por 00001080917615sp
29

VAMOS LÁ

A partir do final do século XV com a expansão marítima portuguesa, a língua portuguesa foi disseminada no continente africano. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII o português foi transformado na língua franca das costas de África.

No decorrer dos séculos XV e XVI ao longo da costa do Senegal, Gâmbia e da Guiné a chegada de muitos comerciantes oriundos de Portugal e dos mestiços contribuíram para a difusão do português nessas regiões.

No Golfo da Guiné o português também floresceu principalmente nas ilhas de São Tomé, Príncipe e Ano-Bom. Também no Golfo da Guiné ao longo da costa do Gana (antiga Costa do Ouro) surgiu uma espécie de português que foi falado por comerciantes nativos nas suas negociações com os europeus (holandeses, ingleses, franceses, dinamarqueses, suecos etc.) durante os séculos XVI, XVII e XVIII, até mesmo após vários anos da retirada dos portugueses da Costa do Ouro. Nessa área, Portugal também possuiu até o ano de 1961 um forte denominado de Fortaleza de São João Baptista de Ajudá, localizado em Daomé, atual Benim. Onde a língua portuguesa foi usada durante os últimos séculos por uma comunidade dos descendentes mestiços de portugueses. O português também foi usado no Reino do Daomé como idioma para as relações externas com os outros europeus.

No Reino do Congo, durante o século XVI muitos indivíduos da classe dominante falavam o português fluentemente. Esta língua também foi usada para a difusão do cristianismo em África. O testemunho de um viajante europeu em 1610 prova que em Santo António do Zaire (atual Soyo) todas as crianças aprenderam a língua portuguesa. No Reino do Congo também há provas da existência das escolas portuguesas administradas por missionários no decorrer dos séculos XVII e XVIII. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII a influência e o uso do português como língua de comércio disseminou-se ao longo da costa do Congo e de Angola, de Loango a Benguela.

Após vários séculos da colonização portuguesa, a África Austral foi a região do continente onde a língua portuguesa mais floresceu, ela é atualmente oficial e amplamente falada em Angola e Moçambique e também tem uma forte presença na África do Sul, onde é falada por pessoas de ascendência portuguesa e pelos imigrantes angolanos, moçambicanos e brasileiros. Além de ter influenciado uma das principais línguas sul-africanas, o africanês. Muitas palavras portuguesas foram incorporadas permanentemente a este idioma.

Durante os séculos XVII e XVIII, o português também foi usado como língua franca na costa oriental de África. Isto ocorreu devido ao domínio português nesta região até ao final do século XVIII. Em Zanzibar, na Tanzânia, que esteve sob o controlo dos portugueses até 1698 quando foram expulsos pelo Sultão de Omã, o português ainda hoje é falado numa comunidade de Zanzibar. E em Mombaça, no Quénia, que também permaneceu sob a tutela de Portugal até 1698 e uma breve tentativa de recuperação entre 1728 a 1729. Existe evidência fornecida por um tenente inglês que em 1831 um português confuso foi falado por um homem em Mombaça. O contacto entre portugueses e africanos também influenciou a língua local, o suaíli, que atualmente é falado ao longo de toda a costa oriental de África. Existem mais de cento e vinte palavras originárias da língua portuguesa incorporadas no suaíli.

ESPERO TER AJUDADO !!! BONS ESTUDOS !!!


marizegabardo: Haroldogabardo
guilhermeside: obrigadaaaaa
Nascimentoh108: alguem pode resumir a resposta
rafaelasthefany789: alguem pode resumir isso??? vou colocar na apostila que só tem 5 linhas
00001080917615sp: No Golfo da Guiné o português também floresceu principalmente nas ilhas de São Tomé, Príncipe e Ano-Bom. Também no Golfo da Guiné ao longo da costa do Gana (antiga Costa do Ouro) surgiu uma espécie de português que foi falado por comerciantes nativos nas suas negociações com os europeus (holandeses, ingleses, franceses, dinamarqueses, suecos etc.)usada para a difusão do cristianismo em África.
00001080917615sp: No Reino do Congo, durante o século XVI muitos indivíduos da classe dominante falavam o português fluentemente. Esta língua também foi usada para a difusão do cristianismo em África.
00001080917615sp: So isso ta uma resposta
00001080917615sp: Espero ter ajudado
Nathalymansine: obrigada meu anjo,me ajudou muito,vc sabe as resposta das outras tbm?se puder me ajudar
biasantiago1311: Para ser sincera,foi muito boa a sua intenção de ajudar,mas se eu quisesse colocar um texto na resposta eu pesquisaria um texto sobre os dois países.
Respondido por EduardoPLopes
1

A existência do fenômeno da escravidão e o passado colonial, tendo como Metrópole o Reino de Portugal, são os elementos históricos comuns entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa (tais como Moçambique e Angola).

Brasil e Angola, especificamente, tiveram as suas economias mutuamente conectadas do Século XII em diante, tendo saído de Angola a maior parte dos escravizados que trabalharam nas plantações e áreas de mineração no Brasil. Isto fez com que nos dois países se desenvolvessem grande concentração de terras, situação de exclusão social e formas de desenvolvimento econômico que contribuíram para o subdesenvolvimento.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/18447939

Anexos:
Perguntas interessantes