História, perguntado por eduardafigueiredo509, 10 meses atrás

a) quais são as datas das fontes citadas? Quem são os autores dos documentos?
b) qual o assunto tratado?
c)aponte duas características da fonte 1 que indentifique o estado assumindo o controle sobre a sociedade civil brasileira.Oque significa? Justifique
d) que relação é possivel estabelecer entre os textos? Explique

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por gfsantana9
84

A-  Fonte 1- 13 de Dezembro de 1968 - Presidente da república.  

Fonte 2- 9 de setembro de 2014 - Pedro Ivo Moézia de Lima.  

Fonte 3- 28 de maio de 2013 - Dulce Chaves Pandolfi.

B-  Fonte 1 o assunto é ato institucional, leis para o presidente da República        Nas fontes 2 e 3 o assunto é se existe ou não tortura militar.    

C-  1- Cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função.

2- Suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais. Suspensão do direito político,e o estado assumindo o controle da situação.  

D-  Ambos os textos retratam o mesmo período da política brasileira, a                 ditadura militar. Esses textos são relatos de pessoas que passaram por           esse período conturbado, comentando sobre as ações que o governo tinha, um exemplo é a DOICODI citada em ambos os textos.

E-  Marcados pelos horrores ocorridos na Segunda Guerra Mundial e com a        intenção de construir um mundo sob novas bases ideológicas, os                    governantes de diversas das nações propuseram a Declaração  Universal      do Direitos Humanos em 1948.

*Resposta da suellensuca1983*

Respondido por Iucasaraujo
0

a) A fonte 1 é o Ato Institucional nº 5 foi sancionado em 13 de dezembro de 1968 pelo presidente Costa e Silva; A fonte 2 e a fonte 3 são depoimentos dados, respectivamente, por Pedro Ivo em 9 de setembro de 2011 e por Dulce Chaves em 28 de maio de 2013.

b) Os objetivos do AI-5 no contexto da Comissão Nacional da Verdade.

c) Recesso parlamentar, intervenção nos Estados e Municípios, suspensão de direitos políticos, cassação de mandatos eletivos, ações coercitivas, suspensão da garantia de habeas corpus etc.

d) As fontes da Comissão Nacional da Verdade trazem uma reflexão sobre a violação dos direitos humanos que se deram a partir dos decretos de Atos Institucionais, sendo o AI-5 o mais repressivo.

Ditadura militar de 1964

a)

A primeira fonte é o próprio Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, sancionado pelo Presidente da República Arthur Costa e Silva.

As fontes 2 e 3 são os depoimentos do coronel reformado Pedro Ivo Moézia de Lima à Comissão Nacional da Verdade, em 9 de setembro de 2011, e de uma vítima de tortura, a historiadora e ex-militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) Dulce Chaves Pandolfi, também à Comissão Nacional da Verdade, em 28 de maio de 2013.

b)

Os objetivos do AI-5 no contexto da Comissão Nacional da Verdade, que foi instalada em maio de 2012, pela Lei nº 12.528 de 18 de novembro de 2011, com o intuito de analisar e esclarecer as graves violações de Direitos Humanos praticadas entre 1946 e 1988, preservando a memória e a verdade histórica.

c)

Como exemplo, o recesso parlamentar, tendo o Poder Executivo autorização para legislar em todas as matérias, intervenção nos Estados e Municípios sem as limitações previstas na Constituição, suspensão de direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos, cassação de mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, ações coercitivas para sindicatos, liberdades individuais, de expressão e manifestação, suspensão da garantia de habeas corpus nos casos de crimes políticos, dentre outros.

d)

A partir dos decretos de Atos Institucionais, sendo o AI-5 o mais repressivo, medidas antidemocráticas foram impostas pelo Poder Executivo, atingindo os opositores do governo – funcionários públicos, sindicalistas, jornalistas, artistas, intelectuais e estudantes.

Não possuindo liberdades individuais e tendo o governo poderes de prisão, pessoas desapareceram, foram torturadas ou se exilaram, mas o regime mantinha uma aparência de democracia. Com o processo de Anistia, a legislação que marcou o processo de transição da ditadura militar (1964 - 1985) para a democracia, o Brasil não seguiu decisões internacionais de punição a agentes de Estado em regimes de exceção, e as fontes da Comissão Nacional da Verdade trazem uma reflexão sobre a violação dos direitos humanos.

Mais sobre a ditadura militar de 1964 em:

https://brainly.com.br/tarefa/44307872

https://brainly.com.br/tarefa/36530338

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes