Ed. Física, perguntado por alessandrolee, 9 meses atrás

a) Quais os tipos de drogas? E sua classificação:
b) Quais os males que o álcool pode causar no nosso organismo?
c) Quais as consequências de fumar e absorver nicotina, maconha e outras substâncias?
d) Quais os males que as drogas podem causas na gravidez?

preciso dessa responta rapidamente ​

Soluções para a tarefa

Respondido por maribribeiro
1

a) Do ponto de vista legal as drogas podem ser classificadas como drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas: as que podem ser livremente comercializadas e as que estão submetidas a certas restrições.

b) Cérebro – o álcool afeta o Sistema Nervoso Central e pode causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e coma, que pode levar à morte.

Coração – o álcool libera adrenalina, que acelera a atividade do sangue no coração, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos.

Fígado – altera a produção de enzimas, mudando o ritmo do metabolismo do álcool consumido, ocasionando inflamação crônica, hepatite alcoólica e cirrose.

Estômago – irrita as mucosas do estômago e esôfago, ocasionando esofagite, gastrite e diarreia.

Rins – o efeito diurético do álcool acaba por sobrecarregar os rins, comprometendo a eficácia do processo de filtragem das substâncias que ocorre nesse órgão.

c) A fumaça do cigarro é inalada para os pulmões, distribuindo-se para o sistema circulatório fazendo com que a nicotina chegue de sete a 19 segundos ao cérebro. Além disso, o fluxo sanguíneo capilar pulmonar é rápido, e todo o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto. Dessa forma, as substâncias inaladas pelos pulmões espalham-se pelo organismo com uma velocidade quase igual à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa. O uso intenso e constante de cigarros aumenta a probabilidade de ocorrência de algumas doenças como por exemplo a pneumonia, câncer de pulmão, problemas coronarianos, bronquite crônica, além de câncer em regiões do corpo que entram em contato direto com a fumaça como garganta, língua, laringe e esôfago.

d) Entre as principais alterações, podemos citar:

ruptura precoce das membranas;

trabalho de parto prematuro;

aborto espontâneo;

nascimento de baixo peso;

maior predisposição para doenças e infecções das vias respiratórias;

quadros de dependência — no bebê, esse quadro é traduzido em dificuldades para sucção, choro mais fácil e irritabilidade maior;

atraso e/ou déficits do desenvolvimento intelectual;

diminuição da circunferência craniana;

deficit de atenção e hiperatividade;

transtornos de conduta;

síndrome alcoólica fetal (caso mais grave) — efeitos decorrem da interferência na formação cerebral

Perguntas interessantes