História, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

a) Quais grupos políticos disputavam o cenário nacional em 1.831 e quais eram suas aspirações?
b) O que foi o Ato Adicional de 1.834?
c) Por que foi necessário a presença de governantes regentes uma vez que já havia um Príncipe herdeiro
no Brasil?
d) Quem eram os Regressistas e os Progressistas?
e) O que foi o Golpe da Maioridade?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
306

A - Disputavam o poder tanto elites regionais contrárias ao poder central (como as elites gaúchas e parte das elites nordestinas) quanto grupos mais centralizadores ou mais descentralizadores, como os Regressistas e os Progressistas.

B - O Ato Adicional de 1834 foi uma reinterpretação da Constituição de 1824 que tentou resolver algumas das disputas políticas mais graves no Brasil e dar alguma estabilidade política ao país.

C - Isto aconteceu pois quando assumiu o trono Dom Pedro II era apenas uma criança de cinco anos, incapaz de governar o país.

D - Os Regressistas eram os que defendiam maior poder para o Governo Central e os Progressistas os que defendiam maior poder para as Províncias.

E - O Golpe da Maioridade foi a antecipação da Maioridade Legal de Dom Pedro II dos 18 para os 14 anos, tendo sido também uma tentativa política de apaziguar as disputas políticas no Brasil por meio da defesa da figura de um Imperador mais forte.


kauafkk: mano valeu muinto
Sakura219: muito obrigada
rhuangoliveirasantos: vlw vei
Gustyffx: resume essa d.i.s.g.r.a.m.a fica dando respostas grande só pra ganhar verificado
Respondido por nataliafransantos
1

a) Os grupos políticos que disputavam o cenário nacional em 1.831  e suas aspirações eram:

  • Restauradores: apoiavam a volta de Dom Pedro I ao poder.

  • Liberais Moderados: desejavam o sistema monárquico constitucional.

  • Liberais exaltados:  desejavam a instituição de uma monarquia, onde haveria maior autonomia das províncias.  Em alguns momentos chegaram a desejar a implantação da República.  

b) O Ato Adicional de 1834, reformou a Constituição de 1824,  concedendo maior autonomia para as províncias e também substituiu a Regência Trina pela Regência Una.

c)  A presença de governantes regentes foi necessária porque o príncipe herdeiro do trono tinha apena 5 anos,  não tinha condições para governar o país com tal idade.

d) Os regressistas e progressistas eram grupos políticos. Os regressistas desejavam a volta do sistema político conservador e os progressistas eram  favoráveis às reformas liberais.  

e) O Golpe da Maioridade,  foi um movimento que fez com que Dom Pedro II, com 14 anos, ainda menor de idade, assumisse o poder. Em tese,  a maior idade do príncipe aconteceria aos 18 anos,  período em que estaria apto para assumir o trono.

O Período Regencial (1831-1834),  foi uma época na história do Brasil, em por regentes, enquanto Dom Pedro II,  ainda criança, não tinha condições de assumir o trono, com a volta de seu pai para Portugal.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/5250805

Anexos:
Perguntas interessantes