História, perguntado por dramaclub, 10 meses atrás

a) Quais foram os antecedentes que ocorreram antes da Era Vargas?

b) Explique: O que foi a Revolução de 1930, e como Getúlio Vargas chegou ao poder?

c) Por que podemos considerar que durante o Governo Provisório (1930-1934), Getúlio Vargas tornou-se um presidente centralizador?

d) Quais foram as mudanças que ocorrem com a decretação da Constituição de 1934?

e) Explique o conceito histórico de Revolução.

f) O que foi Estado Novo (1937-1945)?

g) Quais foram as forças políticas que atuaram durante o Governo Constitucional) (1934-1937)?

h) Quais foram as principais criações de Getúlio Vargas que utilizamos até os dias de hoje em 2020?

i) Por que Getúlio Vargas pode ser considerado uma figura política importante para a História do Brasil?

j) O que significa a expressão Ditadura?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Larissamaju
2

A) Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945).

Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

A era Vargas teve início com a revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em 3 momentos:

Governo Provisório 1930 a 1934

Governo Constitucional 1934 a 1937

Estado Novo 1937 a 1945

B) Getúlio Vargas chegou ao poder por meio da revolução de 1930.

Essa revolução aconteceu após Getúlio perder as eleições daquele mesmo ano para o candidato paulista Júlio Prestes. Inconformados, Getúlio e a oposição conseguiu arregimentar forças e liderar a revolta.

O movimento ganhou forças e os revoltosos lideraram um movimento que partia do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. Ao chegaram lá então capital do país, eles conquistaram o poder e Getúlio Vargas assumiu o posto de presidente.

D) Criou sobre educação, trabalho, saúde e cultura. Fez uma ampliação no direito da cidadania dos brasileiros, possibilitando grande fatia da população, que até então era marginalizado do processo político no Brasil.

E) É uma mudança radical dentro de uma sociedade, onde ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem , que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras. No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda.

F) Estado Novo é o período da história republicana brasileira que vai de 1937 a 1945, quando foi Presidente do Brasil Getúlio Vargas. 

Esse regime político recebeu o nome de Estado Novo, (nome tirado da ditadura de António de Oliveira Salazar em Portugal), e durou até 29 de outubro de 1945, quando Getúlio foi deposto pelas Forças Armadas. 

Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e extinção dos partidos políticos. Ele outorgou uma nova constituição, que lhe conferia o controle total do poder executivo e lhe permitia nomear interventores nos estados, aos quais Getúlio deu ampla autonomia na tomada de decisões, e previa um novo Legislativo, porém nunca se realizaram eleições no Estado Novo.

G) O governo constitucional foi a fase do período em que Getúlio Vargas esteve na presidência que abrangeu os anos entre 1934 e 1937. Essa fase do governo de Vargas, apesar do nome, foi marcada pela radicalização da política brasileira a partir da atuação de diversos grupos políticos, bem como pela centralização do poder aplicada aos poucos, o que levou à construção do Estado Novo.

I) Criou a Justiça do Trabalho em 1939;

- Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas. 

- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .

- Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

J) Ditadura é um regime governamental no qual todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, e tem grande parte do poder de decisão. É um regime antidemocrático no qual não existe a participação da população.

Nos regimes democráticos, o poder é dividido entre Legislativo, Executivo e o Judiciário. Na ditadura não existe essa divisão, ficam todos os poderes apenas em uma instância. A ditadura possui também vários aspectos de regimes de governo totalitários, ou seja, quando o Estado fica na mão apenas de uma pessoa. Geralmente, a ditadura é implantada através de um golpe de estado.

Perguntas interessantes