A)Quais foram as principais mudanças no fim da Idade Média e inicio da idade moderna
Soluções para a tarefa
Resposta:
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio. E, como não poderia deixar de ser, tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar o mundo, o que resultou num amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento.
Explicação:
Nesse processo de transição, ocorreram muitas mudanças, uma delas foi à reforma protestante que modificou significativamente a história e a relação do homem com a igreja. Lembrando que a igreja católica predominava na idade media, e com a reforma nasceram outras religiões.
O renascentismo foi outro evento que aconteceu nesse período de transição, teve muita relação com a idade media, pois os renascentistas tinham como característica a negação das praticas sociais empregadas durante os séculos passados, principalmente em relação a influencia da igreja sobre a vida dos homens
Resposta:
A Idade Média é o nome do período da história localizado entre os anos 476 e 1453. A nomeação “Idade Média” é utilizada pelos historiadores dentro de uma periodização que engloba quatro idades: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Quando nos referimos à Idade Média, geralmente referimo-nos a assuntos relacionados, direta ou indiretamente, com a Europa.
A Idade Média iniciou-se com a desagregação do Império Romano do Ocidente, no século V. Isso deu início a um processo de mescla da cultura latina, oriunda dos romanos, e da cultura germânica, oriunda dos povos que invadiram e instalaram-se nas terras que pertenciam a Roma, na Europa Ocidental.
Desse período destacam-se o processo de ruralização que a Europa viveu entre os séculos V e X; o fortalecimento da Igreja Católica; a estruturação do sistema feudal, não apenas economicamente mas também política e socialmente. A partir do século XI, o renascimento urbano e comercial abre caminho para a crise do século XIV, que determina o fim da Idade Média.
Explicação: