A) Quais as modalidades do atletismo?
B) Quais as modalidades oficiais de arremesso e lançamentos?
C) Como as provas de saltos se dividem?
Soluções para a tarefa
OLA EU SOU O NERD SILVER E ESTOU AQUI PARA AJUDAR.
Atletismo é o conjunto de modalidades desportivas mais antigo que se conhece do mundo civilizacional. Criado na Grécia antiga, foi a base da criação dos jogos Olímpicos, em 776 a.C. .
No entanto, o atletismo moderno foi revitalizado em 1860, em Inglaterra, para servir de competição entre as famosas universidades de Oxford e Cambridge. A partir daí o Atletismo cresceu, tornando-se novamente num dos desportos mais importantes da actualidade.
Actualmente, o desporto conta com mais de 25 modalidades e é uma parte integrante dos Jogos Olímpicos modernos. Mas destas modalidades, sabes quais são as principais?
Conhece-las aqui:
Corrida de Pista
A corrida de pista divide-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido) e longa distância ou de fundo.
A corrida de curta distância pode ter como medidas:
100 metros
200 metros
400 metros
A de médio fundo:
800 metros
1500 metros
A corridas de longa distância:
3000 metros ou mais
Todas as corridas iniciam-se com o tiro de partida, tendo os atletas que estar em posição de largada: com os pés apoiados sobre o bloco de partida, apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão.
Se algum atleta partir antes do tiro de partida, é considerada falsa partida e poderá ser desclassificado. Porém, nas provas combinadas, os atletas têm a benevolência de uma falsa partida.
Corrida de Pista
Corrida de Obstáculos
As corridas de obstáculos são corridas individuais, com os adversários directos lado a lado e consistem numa corrida com barreiras equidistantes. As distâncias variam entre 100 metros, 400 e 3000.
Porém, as provas padrão do programa Olímpico são de 2000 e 3000 metros. Nos 2000 metros, por exemplo, os atletas terão de saltar 18 vezes sobre obstáculos e 5 sobre o fosso.
Corrida de Obstáculos
Corrida de Estafetas
Este tipo de corrida é composto por equipas de quatro elementos. Ao longo da prova, cada elemento percorre uma determinada distância transportando um objecto em forma de tubo liso e oco para entregar ao colega de equipa que se encontra num ponto mais distante, à espera que seja feita a troca.
A passagem do objecto, acaba por ser a parte mais importante da corrida de estafetas. Esta é a base da continuidade e do sucesso da corrida, por ser o aspecto mais técnico e exigente em termos de coordenação e de trabalho de equipa.
Corrida de Estafetas
Salto em Comprimento
Prova individual, o atleta tem de correr numa pista de no mínimo 40 metros e garantir que efectua o salto antes da tábua de sinalização com 20 cm de largura.
Ao aterrar na areia, e caso o salto seja válido (o atleta não tenha pisado a tábua) é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta com a maior distância da prova.
Salto em Comprimento
Salto em Altura
Prova individual, o atleta tem de percorrer em velocidade uma pista que tenha no mínimo 20 metros. Após a corrida terá de saltar, com o apoio de uma vara, por cima de uma barra horizontal que determina a altura da prova.
É permitido o toque na barra horizontal, mas não é permitido que esta seja derrubada. O atleta que elaborar o maior salto em altura, sem derrubar a barra horizontal, vence.
Salto em Altura
Lançamentos
Esta categoria tem 4 modalidades:
Lançamento de peso;
Lançamento de dardo;
Lançamento de disco;
Lançamento de martelo;
Os lançamentos são feitos dentro de áreas limitadas – círculos demarcados no solo e, no caso do lançamento do dardo, antes de uma linha demarcada igualmente no solo.
Lançamento de Dardo