História, perguntado por lopessthefany901, 5 meses atrás

a) quais as funções do Departamento de Impresa e Propaganda segundo a fonte?

b) algumas das atribuições do departamento de imprensa e propaganda eram promover, organizar e patrocinar atividades do governo. pesquise imagens que revelem o caráter de exaltação de Getúlio Vargas como chefe de Estado associado ao trabalhismo, Explique dia interpretação em uma produção textual.

c) indenfique o discurso presente na fonte 2, relacionando às outras fontes da atividade e às aulas do(a) professor (a). o que está sendo representado na imagem e qual o significado desta representação?

d) em grupos, realize uma pesquisa sobre as diferentes manifestações culturais (música, peça teatral, texto literário etc.) que foram vendida censuradas pelo departamento de imprensa e propaganda e escolha uma delas para analisar. não se esqueça de apontar os elementos que levaram à censura.

Soluções para a tarefa

Respondido por emicaroliny
59

a)O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.

b)Getúlio Vargas era a de “pai dos pobres” e de “pai dos trabalhadores”, na época de 1937, que acabou com os  partidos políticos, as eleições e a autonomia dos estados. Que foram  consolidadas as leis trabalhistas. Aos poucos o governo federal foi centralizando as decisões políticas e econômicas.

A partir disso, começou um controle muito rígido dos sindicatos, as greves foram ilegítimas e muitos analistas do governo foram presos.  

O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi a propaganda para  divulgar ideias de desejo de trabalhar, com a finalidade de incentivar os trabalhadores para auxiliar a industrialização do país.  

c) “Crianças! Aprendendo, no lar e nas escolas,

o culto da Pátria, trareis para a vida prática todas as possibilidades

de êxito.

Só o amor constrói e, amando o Brasil, forçosamente o conduzireis

aos mais altos destinos entre as Nações, realizando os desejos de

engrandecimento aninhados em cada coração brasileiro”.

A representação significa que, para promover a confiança do povo no novo governo que defendia o ideário de encaminhar o país na direção do progresso.


emicaroliny: O DIP costumava realizar concursos de monografias e reportagens sobre temas nacionais. Foi através de seu setor de divulgação que se editaram várias coleções como a Coleção Brasil, Vultos, datas e realizações e O Brasil na guerra. Para divulgar essas obras foi criada uma rede de bibliotecas em escolas, quartéis, hospitais e sindicatos. A centralização informativa era apresentada como fator de modernidade e justificada pelos princípios de agilidade,eficiência e racionalidade.
emicaroliny: Devido à importância de suas funções, o DIP acabou se transformando numa espécie de "superministério". Cabia-lhe exercer a censura às diversões públicas, antes de responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal. Também os serviços de publicidade e propaganda dos ministérios, departamentos e órgãos da administração pública passaram à responsabilidade do DIP.
emicaroliny: Entre 1939 e 1942 o DIP esteve sob a direção de Lourival Fontes, que já dirigira o DPDC e o DNP. Seus sucessores foram o major Coelho dos Reis, de agosto de 1942 até julho de 1943, e o capitão Amilcar Dutra de Menezes, que atuou até a extinção do DIP, em maio de 1945.
emicaroliny: Em cima é o texto da D) completo, não deu pra colocar td na resposta por ser grande, então coloquei aqui nos comentarios
emicaroliny: ESPERO TER AJUDADO :D
lopessthefany901: obrigada $2
emicaroliny: dnd
lucianeeanildo: não tinha como resumir a resposta da d não é?
emicaroliny: é só vc resumir a resposta, pq ela ta ai
kauan44455: alguem ajuda na d?
Perguntas interessantes