Química, perguntado por thainasgava, 1 ano atrás

A pureza das águas subterrâneas de Natal (RN) se encontra ameaçada pela insuficiência do sistema de saneamento urbano, uma vez que a construção de fossas sépticas contribui para a poluição dos poços artesianos. Os principais contaminantes são os nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-), que se infiltram nos lençóis freáticos. A professora Ruth, após a discussão sobre esse tema, demonstrou uma reação de oxirredução que permite identificar a poluição pelo íon nitrito (NO2-). Em solução aquosa acidulada, esse íon reage com a uréia, liberando nitrogênio e gás carbônico, segundo a equação (não-balanceada):

NO^{-}_{2} + H^{+} + CO(NH_{2})_{2}  N_{2} + CO_{2} + H_{2}O

Nessa reação, os coeficientes estequiométricos para o balanceamento dos produtos da equação são, respectivamente:

a) 1, 2 e 3.
b) 1, 3 e 2.
c) 2, 1 e 3.
d) 3, 1 e 2.
e) 2, 2 e 2

Soluções para a tarefa

Respondido por mssquimica
26
Olá!

Primeiramente vamos entender porque balancear uma equação.

As reações químicas seguem a Lei da Conservação das Massas, elaborada por Lavoisier, que diz a famosa frase: "Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma". Ou seja, todos os compostos que "entrarem" na reação terão de "sair", na mesma proporção.

Por isso o balanceamento, o número de mols de reagente deve ser equivalente ao número de mols de produto.

Para fazer o balanceamento existe alguns métodos, entretanto, o mais utilizado e o método que eu apliquei para este exercícios foi o método de tentativa e erro. Você conta quantos átomos há nos reagentes e quantos há nos produtos, e balanceia até que o número de átomos esteja igual.

O resultado ficou:

2 NO2 + 2 H + CO(NH2)2 
2 N2 + 1 CO2 + 3 H2O

A resposta correta é a alternativa c. 
Perguntas interessantes