Psicologia, perguntado por azevedo1, 1 ano atrás

A psicoterapia breve operacionalizada (PBO) é uma modalidade de PB criada no Brasil pelo psicanalista Ryad Simon, originada a partir da teoria da adaptação. “Altman, Yamamoto e Tardivo (2007) realizaram um estudo com o objetivo de verificar a eficácia da psicoterapia breve operacionalizada com uma pessoa idosa. Os resultados mostraram que após a intervenção, a paciente pode entrar em contato com novas alternativas ocupacionais, diminuindo sua hostilidade com relação ao fato de depender dos familiares. Simon e Yamamoto (2008) realizaram um estudo com uma paciente com crise por expectativa de perda, através do acompanhamento a partir da intervenção de psicoterapia breve operacionalizada. A paciente conseguiu converter a crise em um momento de crescimento emocional e aumento de eficácia adaptativa.”

Complete as lacunas dando sentido a sentença que define o objetivo da psicoterapia breve operacionalizada.



O objetivo da psicoterapia breve operacionalizada é auxiliar o paciente a ________ e __________ os conflitos que originaram e sustentam às soluções pouco ou pouquíssimas ______________ e, em função de sua inadequação determinaram a formação de situações-problema, ou seja, originaram uma _______________ cujo desfecho dependerá de seus recursos pessoais e também dos recursos externos, o que inclui a psicoterapia breve

Em relação ao texto base, assinale a alternativa que apresenta o conjunto de palavras que preenche corretamente as lacunas.

Escolha uma:
a. Abandonar e criticar – objetivas – situação traumáticas.
b. Alienar-se e rejeitar – sensatas – crise adaptativa.
c. Identificar e compreender – adequadas - crise adaptativa.
d. Refletir e abandonar – refinadas – situação-problema.
e. Distanciar-se e negar – efetivas – dor psíquica.


azevedo1: Resposta Correta: Letra C

Soluções para a tarefa

Respondido por JoFrancéia
95
Identificar e compreender - adequadas - crise adaptativa
Respondido por cleonicepaichec
46
Identificar e compreender – adequadas - crise adapta.
Perguntas interessantes