A Psicologia Social praticada na América Latina, até a década de 1970, esteve enormemente influenciada pelo paradigma da Psicologia Social da América do Norte. “No final da década, porém, muitos psicólogos sociais latino-americanos iniciaram um forte movimento de questionamento à Psicologia Social norte-americana ( em função de seu experimentalismo e individualismo), em prol de uma psicologia social mais contextualizada.”FERREIRA,M.C.A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e InternacionaisPsicologia: Teoria e Pesquisa 2010, vol.26 n.especial, pp. 51-64 Quando o texto refere-se que os psicólogos sociais latino-americanos iniciaram um forte movimento de questionamento em prol de uma psicologia social mais contextualizada, isso quer dizer que: Assinale uma das alternativas abaixo:
a.
A Psicologia Social assumirá uma conduta entre teoria e prática, na qual profissionais da área possam atuar no individual, porém, com pouca contribuição para a construção da consciência social e valores morais, mais preocupada com a conduta ética que enalteça o individualismo, distante da realidade da sociedade.
b.
A presente crise passou a ser entendida como um momento reflexivo, mas contribuiu minimamente para o alcance de novos avanços na Psicologia Social, uma vez que para o surgimento de um novo olhar e fazer era necessário se libertar de um modelo teórico enraizado, que se preocupava pouco com as relevâncias sociais.
c.
O pensamento crítico que contribuiu para as transformações está pouco relacionado com a ética, pois a ética diz respeito ao direto humano. A revisão crítica exercida contribuiu para que houvesse a liberdade de aplicação de métodos de uma nova teoria, desvinculada com ética e justiça social.
d.
Na América Latina os estudos da Psicologia Social consideraram não somente o ser humano em suas relações grupais, mas também as problemáticas no que diz respeito à política e desigualdade social, já que busca era de uma sociedade que deixasse de ser passiva e assumisse um olhar mais crítico e reflexivo sobre a realidade vivida.
e.
A necessidade de uma revisão crítica era uma preocupação que norteava os Psicólogos Sociais de vários países, porém sem desenvolver um conhecimento científico, já que a preocupação era com as mudanças nos países latinos.
Soluções para a tarefa
Na América Latina os estudos da Psicologia Social consideraram não somente o ser humano em suas relações grupais, mas também as problemáticas no que diz respeito à política e desigualdade social, já que busca era de uma sociedade que deixasse de ser passiva e assumisse um olhar mais crítico e reflexivo sobre a realidade vivida.
A psicologia social na América Latina tinha como objetivo estudar aspectos políticos e de desigualdade social, para promover um olhar mais reflexivo. Por isso a alternativa correta é a letra D
Psicologia social
A psicologia social presente na América Latina principalmente nos anos de 1970, fora muito influenciada pela psicologia social da América do Norte. Os estudiosos latino-americanos têm como objetivo investigar temas como de nacionalismo, relações de gênero, identidade social, dentre outros temas.
Por isso podemos dizer que os estudos nessa área foram focados principalmente em relação a política e desigualdade social. Não apenas em fatores que consideravam o ser humano como um ser grupal. Pois o objetivo dos estudos era compreender como a sociedade poderia assumir um olhar reflexivo sobre a realidade.
Para saber mais sobre psicologia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/11855989
#SPJ2