Psicologia, perguntado por annnapaula2005, 5 meses atrás

A Psicologia Social do Esporte é uma área importante para dar suporte teórico e científico aos aspectos socioculturais que constantemente se refletem nas práticas esportivas, como um recorte da situação em que se encontra o mundo contemporâneo: globalizado, fragmentado, enrijecido, capitalista e produtor de universalidades, dicotomias e polarizações. Sobre os impactos da Psicologia Social na compreensão dos fenômenos esportivos, podemos anular qual alternativa: (Ref.: 201911421955) Possibilita uma análise maior do complexo contexto que é o esporte no mundo contemporâneo e como ele está solidificado e comprometido com ideais capitalistas, mecanicistas e reprodutores de desigualdades e enrijecimento dos corpos. Possibilita ao profissional de educação física um olhar mais treinado para compreender as diversidades, possibilidades e existências humanas no contexto esportivo, não limitando sua atuação a atletas, alto rendimento e vitórias. Possibilita o desenvolvimento mais efetivo de ações que contribuam para as engrenagens do sistema capitalista de repetição ao lucro. Possibilita uma análise e compreensão de como os fatores sociais e culturais interferem na performance do indivíduo que pratica atividade física ou algum esporte. Possibilita compreendermos que é necessário a construção de uma visão crítica e questionadora de todos os agentes inseridos nos contextos e práticas esportivas, a fim de perpetuar uma nova cultura nos esportes, que seja dissipada como valorização do respeito, educação, desenvolvimento, inclusão, superação, saúde, bem-estar e não somente pela reprodução de técnicas motoras padronizadas que busquem a excelência.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
7

A Alternativa E está correta, uma vez que as propostas associadas à Psicologia Social do Esporte estão justamente alinhadas com os processos de inclusão e valorização das diferenças, visto que o conceito de esporte encontra-se diferenciado.

O esporte, hoje, para muitas pessoas, representa uma forma de se valorizar o respeito e as diferenças, o qual deve ser cultuado, em alinhamento com os processos de bem-estar, superação e saúde.

Perguntas interessantes