A psicologia pode ser considerada uma ciência nova ao ser comparada com as primeiras ciências, como a astronomia, que estuda os corpos celestes. O ser humano começou a estudar os elementos mais distantes a ele para depois conhecer e entender a si mesmo. Desse modo, a psicologia estuda a subjetividade humana, a sua forma particular e específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana (BOCK, 2002). BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L.T. Psicologias: uma introdução ao estudode psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. Assim, sobre a subjetividade como objeto de estudo da psicologia, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: A subjetividade refere-se a todas as manifestações do homem, as visíveis (seu comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as particulares e as gerais. Alternativa 2: A subjetividade representa os aspectos visíveis e invisíveis do homem, sendo individual e grupal as características biológicas e da sociedade que fazemos parte. Alternativa 3: A subjetividade pode ser construída pelo grupo que pertencemos, influenciada pela sociedade, cultura e história, formando a subjetividade grupal que anula a individual. Alternativa 4: A subjetividade é semelhante entre os homens, referindo-se às emoções e às ideias para poder compreender o comportamento de uma sociedade sendo representada de modo geral. Alternativa 5: A subjetividade representa somente as características individuais das pessoas, não podendo ser considerado os seus aspectos gerais, uma vez que ela faz parte da objetividade humana.
Soluções para a tarefa
Olá.
Transcrevo as assertivas, justificando-as adequadamente. Desde já, afirmo que a resposta correta está na alternativa 1.
Alternativa 1: A subjetividade refere-se a todas as manifestações do homem, as visíveis (seu comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as particulares e as gerais.
Correta. Essa assertiva é uma variação do que redigiu Bock et.al.
Alternativa 2: A subjetividade representa os aspectos visíveis e invisíveis do homem, sendo individual e grupal as características biológicas e da sociedade que fazemos parte.
Incorreto. A assertivo limita-se a apenas uma sociedade, sendo que alguns comportamentos e características fenótipicas são comuns à diversos grupos distintos. Exemplos estão em regras morais e deontológicas, assim como em características físicas que diferenciam indivíduos (tom de pele, olhos, etc.).
Alternativa 3: A subjetividade pode ser construída pelo grupo que pertencemos, influenciada pela sociedade, cultura e história, formando a subjetividade grupal que anula a individual.
Incorreto. Uma subjetividade grupal não anula a individual, mas a constitui.
Alternativa 4: A subjetividade é semelhante entre os homens, referindo-se às emoções e às ideias para poder compreender o comportamento de uma sociedade sendo representada de modo geral.
Incorreta. A subjetividade tem aspectos que podem ser semelhantes entre diversas pessoas, mas não podemos afirmar que são iguais, nem em modo geral. Como exemplo, tome que, não é porque todo um grupo goste de um personagem - e tem pensamentos semelhantes - que determina todos como possuidores de uma mesma subjetividade.
Alternativa 5: A subjetividade representa somente as características individuais das pessoas, não podendo ser considerado os seus aspectos gerais, uma vez que ela faz parte da objetividade humana.
Incorreto. Aspectos sociais também fazem parte da subjetividade, pois caracterizam algo que é subjetivo à determinados grupos, determinando fatores importantes para a compreensão de contextos específicos. Para se pensar na constituição da subjetividade a partir "de um todo", pode-se pensar no Inconsciente Coletivo de Jung, ou até mesmo às "Questões Relativas à Cultura", do DSM-V.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos
A subjetividade refere-se a todas as manifestações do homem, as visíveis (seu comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as particulares e as gerais.
(Página 17 do livro).
A subjetividade refere-se a todas as manifestações do homem, as visíveis (seu comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as particulares e as gerais.
(Página 17 do livro).