A Psicologia ocupa-se do sujeito que está num meio social que é passível de mudanças de acordo com o momento histórico em que vive. Portanto, cada tempo histórico interfere e modifica a construção da compreensão sobre os sujeitos, assim como as práticas psicológicas constituidas em cada um desses tempos. Para vivenciar um pouco dessas transformações, vamos fazer uma volta ao passado. Entre na máquina do tempo e tente se ver, como psicólogo, em diferentes tempos passados.
Iniciaremos a viagem no século XIX: Identifique como você, profissional de psicologia, atuaria naquele tempo a partir das perspectivas estruturalistas e funcionalistas (quais espaços você iria trabalhar? Quais atividades desenvolveria?).
Seguindo um pouco mais no tempo, chegamos ao século XX quando outras vertentes/teorias (por exemplo: Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise) surgem e substituem perspectivas anteriores. Agora, também se imagine atuando profissionalmente a partir de cada uma dessas teorias. Quais campos, práticas e atividades você desenvolveria?
Soluções para a tarefa
As atividades utilizando da Gestalt e do Behaviorismo seriam as seguintes:
- Atividades em dupla;
- Busca pela socialização através de rodas de conversa;
- Reforço aos estímulos a partir de atividades dinâmicas;
- Busca por espaços de interação entre os alunos.
Sobre o comportamento condicionado:
A obtenção do comportamento condicionado, é formada por esses estímulos, relacionados a uma determinada resposta, onde o condicionamento operante é um mecanismo que premia essa resposta até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação.
Resposta:
É importante que você aluno entre nessa viagem e identifique na história e nas características das vertentes da Psicologia o trabaho do psicólogo naquele período histórico. No processo de constituição da Psicologia enquanto ciência estão as primeiras abordagens ou escolas que deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente. São importantes vertentes o Funcionalismo, de William James (1842-1910) e o Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927).
O Funcionalismo e o estruturalismo desenvolve-se dentro de um contexto onde a psicologia precisava se apresentar e se firmar enquanto ciência e um dos caminhos era seguir métodos já conhecidos das ciências naturais. Dessa forma, espaços de trabalho e atividades desenvolvidas por psicólogos nessa época relacionavam-se aos métodos experimentais desenvolvidos especialmente nos laboratórios. O conhecimento científico passa a ser então produzido pela Psicologia em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição.
Passando o tempo e a Psicologia já constituida enquanto ciência, no século 20, surgem novas teorias. A Gestalt, o Behaviorismo e a Psicanálise são algumas dessas teorias que irão fundamentar as práticas psiológicas nos mais diversos campos. Você pode exemplificar a atuação em diferentes campos como em escolas, nas organizações, nas clínicas, políticas públicas, avaliação psicológica, etc.
Explicação: