Direito, perguntado por fernando55222, 10 meses atrás

A psicologia juridica tem tratado questões que envolvem a família no contexto das demandas legais. Mudanças na
construção metodológica do parecer técnico incorporaram a dinâmica familiar e o potencial das famílias no
encaminhamento de resolução dos conflitos. Tais mudanças oferecem subsídios para audiências conjuntas com o juiz e
o técnico psicossocial. Assim, tem-se adotado, na elaboração de um laudo, uma ênfase maior na dimensão
compreensiva do conflito do que na disputa entre querelantes. Por outro lado, a resolução CFP 07 de 2003 determina o
que um laudo psicológico deve possuir como elementos mínimos.
Com base na leitura desse texto, é CORRETO afirmar que:​

Soluções para a tarefa

Respondido por amabileherrera
21

Resposta:

avaliação psicológica inclui a identificação, levantamento da demanda e uso de instrumentos psicológicos, organizando análise de resultados a qual deve subsidiar decisões judiciais em relação a dinâmica do caso

Explicação:

DNM

Respondido por vchinchilla22
1

Tendo como referência a psicologia jurídica que trata das questões que envolvem a família no âmbito das demandas judiciais. A alternativa correta é a letra C).

Psicologia jurídica

Podemos definir a psicologia jurídica como uma área de trabalho e pesquisa psicológica especializada cujo propósito é o estudo do comportamento humano em assuntos relacionados ao direito.

Em outras palavras, investiga e intervém no comportamento humano em processos judiciais para defender os direitos humanos e alcançar a justiça, para o que se utiliza de métodos típicos da psicologia científica.

Tem como principal objetivo colaborar na resolução de processos judiciais, procurando compreender e estudar os diversos fatores psicológicos que podem ser úteis e aplicáveis ​​em processos judiciais.

Complemento à sua pergunta:

Com base na leitura desse texto, é CORRETO afirmar que

A) o processo psicodiagnóstico produz um documento que responde às determinações formais da resolução do CFP, focalizando as questões jurídicas familiares.

B) a realização do processo psicodiagnóstico na situação familiar implica a flexibilização da apresentação formal de um laudo, pois prejudicaria o processo de intervenção familiar, orientada pelo juiz.

C) a avaliação psicológica inclui a identificação, o levantamento da demanda e o uso de instrumentos psicológicos, organizando a análise de resultados a qual deve subsidiar decisões judiciais em relação à dinâmica do caso. Correto

D) o laudo psicológico se caracteriza pelo uso de entrevistas e da opinião da família, pois as demais técnicas de avaliação não se prestam à compreensão do vivido pela família, e podem distorcer a decisão judicial.

E) a resolução do CFP obriga o profissional a relatar todos os aspectos psicológicos levantados durante a entrevista, pois revelam dados jurídicos aparentemente desconexos, mas importantes para a demanda judicial.

Saiba mais sobre Psicologia jurídica em: https://brainly.com.br/tarefa/48690271

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes