A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso-comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso-comum.
Soluções para a tarefa
Nessa escola da psicologia, as características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo, tendo a mente e a aprendizagem um papel crucial para a troca de experiências ao longo da formação individual e coletiva de cada grupo.
A psicologia do desenvolvimento auxilia na formação autônoma do aluno.
O inatismo é superado a partir da observação dos fatos, assim como da construção do conhecimento no campo de pesquisa que deve ser colocado em prática com foco no embasamento teórico e prático.
Assim, o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis.
Resposta:
O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
Explicação:
1 O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
2 Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
3 conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
4 A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.
5 O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
Explicação:
O senso comum discute fenômenos observados, tomando-se como foco explicações populares e, portanto, não produzidas por pesquisas científicas. A ciência tem como base pesquisas científicas e dados concretos a partir da utilziação de métodos e sistemas que possibilitam chegar a determinadas conclusões e resultados.