A Psicologia da Educação responsabiliza-se principalmente pelo estudo das mudanças de comportamento – incluindo os processos psicológicos subjacentes – que as pessoas experimentam como uma consequência da sua participação em atividades educativas, da sua natureza e características, dos fatores que lhe dificultam ou obstaculiza, e das consequências que trazem ao desenvolvimento e à socialização dos seres humanos (SALVADOR, 1999, p. 51). Conforme estudamos, temos dois grandes blocos de conteúdos que se ajustam a concepção de Psicologia da Educação como disciplina-ponte. Analise as afirmativas abaixo. I- A Psicologia da Educação, como disciplina-ponte, renuncia ao reducionismo psicológico, onde as relações não são mais vistas em uma única direção. II- Os fatores do primeiro bloco são especificamente os processos de aprendizagem, de desenvolvimento e de socialização. III- No primeiro bloco, temos as condições materiais, como por exemplo, os recursos didáticos. IV- No segundo bloco, temos os fatores intrapessoais ou internos, como o nível de desenvolvimento, a maturidade intelectual e emocional. V- No segundo bloco, temos os fatores interpessoais relacionados ao ambiente escolar, como as características do professor, traços da personalidade. Estão corretas as afirmativas: II, III, IV e V somente. III e V somente. I, II, III e IV somente. I, III, IV e V somente. I, II, IV e V somente.
Soluções para a tarefa
I, II, IV e V somente.
Resposta:
Resposta: i, ii, IV, V
Explicação:
Os fatores do primeiro bloco são especificamente os processos de aprendizagem, de desenvolvimento e de socialização. Na natureza desses processos, as teorias, os modelos que os explicam, estão sobretudo as relações em diferentes dimensões e outros implicadores, como a cultura, o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização, formando o conjunto mais importante da psicologia da educação. Devido ao seu panorama complexo e dadas as variáveis e às dimensões que se relacionam, Coll e seus colaboradores (2004) propõem a organização dos fatores do segundo bloco em dois grupos:
• Intrapessoais ou internos:
• Nível de desenvolvimento;
• Maturidade intelectual, emocional, social, relacional e psicomotora;
• Experiências e conhecimentos prévios;
• Características atitudinais (capacidade de aprender), afetivas (motivação, interesse) e de personalidade (estilo de aprendizagem, nível de ansiedade, autoconceito, autoelaboração e autoeficácia).
• Interpessoais, relacionados ao ambiente ou a situações escolares:
• Características do professor, conhecimento da matéria, preparação pedagógica, traços de personalidade e características afetivas;
• Fatores de grupo e sociais e relações interpessoais dentro da instituição educativa;
• Condições materiais (recursos didáticos);
• Metodologia de ensino utilizada, intervenções pedagógicas, contexto institucional.