Pedagogia, perguntado por jaquelineferrei7, 11 meses atrás

A psicologia da educação não perde de vista os fenômenos educacionais localizados na sala de aula. Aliás, é nesse espaço que podemos verificar uma das grandes contribuições da psicologia da educação, ao oferecer subsídios ao professor no seu trabalho pedagógico com os alunos, ao investigar a aprendizagem e o desenvolvimento e ao ampliar nosso conhecimento acerca dos problemas na aprendizagem escolar, os quais já não estão inteiramente centralizados no aluno, mas sofrem um recorte mais amplo, abrangendo questões sociais e questões relacionadas às interações presentes na vida do aluno. Interessa, igualmente, à psicologia da educação a investigação da instituição escolar e sua inserção no sistema educacional formal; as políticas governamentais na área da educação e as repercussões sobre o fazer pedagógico; as inter-relações da escola com outras instâncias da sociedade [...]” CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 43.

Soluções para a tarefa

Respondido por emersongalego
0

O fracasso escolar não é só por parte do aluno e sim através de vários fatores relacionados como questões sociais, afetivas e familiares e não sendo isoladas umas das outras. As políticas educacionais que nem sempre tem a educação como meta principal também contribui para esse fracasso, ou ainda pela situação geral pela qual passa a economia do país, e como resultado, o ambiente onde vivem milhares desses alunos, inadequados para o seu desenvolvimento e crescimento moral e intelectual.

O aluno também fracassará, se o professor não tiver qualificação didática e conhecimento do conteúdo que leciona, para transmitir esse saber ao seu aluno e não menos importante ressaltando que a falta da assistência familiar na vida escolar desse aluno é o seu maior fracasso escolar.


Perguntas interessantes