A Psicologia constitui-se como ciência autônoma no final do século XIX e, desde então, caracteriza-se por diversas tensões entre a natureza subjetiva dos fenômenos psicológicos e a imposição de uma abordagem objetiva, típica da ciência. Tal tensão se expressa diferentemente nas principais matrizes que estruturam o pensamento psicológico nas suas origens. Isso culminou em definições diferenciadas sobre a forma científica de produzir conhecimento e a própria definição do objeto da Psicologia. Assim, caracterizam-se duas grandes vertentes, uma mais objetivista e outra mais subjetivista. Ao longo do tempo, várias tentativas foram feitas na direção de articular esses dois modelos explicativos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
Devemos considerar que as três matrizes apresentadas possuem influência no campo da psicologia da educação, onde podemos confirmar:
O objetivismo, pode ser entendido como aquele aplicado a partir da forma que desenvolve a pesquisa de maneira precisa.
O subjetivismo, é visto como uma forma de pesquisa e conhecimento não necessariamente preciso, podendo ser indefinido, pertencendo ao mundo das ideias.
E assim, o interacionismo, é aquela ferramenta fundamental que o indivíduo se insere em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás