A psicologia cognitiva estuda o funcionamento da mente e os processos mentais, como atenção, percepção, representação, memória, categorização, linguagem etc. , também dando importância às estruturas da cognição e ao modo como elas se desenvolvem. A Psicologia cognitiva surgiu como resposta a uma abordagem psicológica que não considerava a existência e o papel da mente. Que abordagem era essa? Selecione uma alternativa: a) Behaviorismo radical. B) Gestalt. C) Psicanálise. D) Psicologia sócio-histórica. E) Humanismo
Soluções para a tarefa
Com o estudo sobre as tendências da psicologia, temos como respostas correta: a) Behaviorismo radical.
Tendências da Psicologia
O behaviorismo radical é um conceito psicológico que investiga como nossos fatores ambientais influenciam nosso estado de espírito. Introduzidas no século 20, as crenças e práticas do behaviorismo radical ainda estão sendo usadas hoje para beneficiar a vida de todos, desde estudantes K-12 até atletas superstars.
A definição e os conceitos do behaviorismo radical, bem como a análise comportamental aplicada, são fundamentais para os profissionais de saúde mental e outros profissionais, pois buscam ajudar os indivíduos a atingir seu pleno potencial.
Gestalt, escola de psicologia fundada no século 20 que forneceu a base para o estudo moderno da percepção. A teoria da Gestalt enfatiza que o todo de qualquer coisa é maior do que suas partes. Ou seja, os atributos do todo não são dedutíveis da análise das partes isoladamente.
Psicanálise, método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica, que enfatiza os processos mentais inconscientes e às vezes é descrito como “psicologia profunda”. O movimento psicanalítico originou-se nas observações clínicas e formulações do psiquiatra austríaco Sigmund Freud, que cunhou o termo psicanálise.
A psicologia histórico-cultural é a teoria de que o desenvolvimento das funções cognitivas superiores é influenciado e é inseparável das crenças, valores e ferramentas do ambiente social, cultural e histórico. Baseia-se na “significação” – o uso de palavras (sinais) e símbolos para criar significado e compreender e explicar o comportamento e a experiência – e que constitui a consciência humana.
Psicologia humanista, um movimento na psicologia que apoia a crença de que os seres humanos, como indivíduos, são seres únicos e devem ser reconhecidos e tratados como tal por psicólogos e psiquiatras. O movimento cresceu em oposição às duas principais tendências do século 20 em psicologia, behaviorismo e psicanálise. Os princípios humanistas alcançaram aplicação durante o movimento do “potencial humano”, que se tornou popular nos Estados Unidos durante a década de 1960.
Saiba mais sobre as tendências da psicologia:https://brainly.com.br/tarefa/17998789
#SPJ4