Ed. Física, perguntado por fabiopopeye84, 6 meses atrás

A psicogenética walloniana contrapõe-se às concepções que veem no desenvolvimento uma linearidade (...). Para Wallon, a passagem de um a outro estágio não é uma simples ampliação, mas uma reformulação. (...) Wallon vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Cada fase tem um colorido próprio, uma unidade solidária, que é dada pelo predomínio de um tipo de atividade. As atividades predominantes correspondem aos recursos que a criança dispõe, no momento, para interagir com o ambiente.
Galvão, Izabel. A complexa dinâmica do desenvolvimento infantil. In:___. Henri Wallon: uma concepção dialética
do desenvolvimento infantil. 23ª ed. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2014. cap. 3, p. 39 - 47.

A respeito dos estágios de desenvolvimento segundo Henri Wallon, a seguir, analise as afirmações:

I. No estágio de personalismo, a criança confronta tudo, é imitadora e curiosa. É a idade negativista do não, do eu, do meu. Emerge a necessidade de autoafirmação, de impor seu ponto de vista pessoal.

II. Estabelecem-se, entre as sensações e os movimentos, as ligações necessárias. A criança começa a explorar o munco ao seu redor, o simbólico e representação ganha grande importância.

III. No estágio impulsivo-emocional o colorido peculiar é dado pela emoção, instrumento privilegiado de interação da criança com o meio. Aproximadamente após os 9 – 12 meses de idade, surge uma nova etapa por um movimento de inversão ou de oscilação, a etapa sensório-motora, que cobrirá o segundo ano.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por camorimrj
5

Resposta:

I, II e III

Explicação:

Respondido por wilsonalexandre57
0

Resposta: ALTERNATIVA 5

Explicação: Estágio do Personalismo:

O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

Perguntas interessantes