A. provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
B. produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
C. multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
D. estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A: provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
Explicação:
O lixo é decomposto por fungos e bactérias e o que sobra é um caldo negro conhecido como chorume. O chorume contém muitos produtos tóxicos, principalmente se houver lixo eletrônico misturado, pois objetos como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes contaminam o chorume com produtos como mercúrio e chumbo, MUITO TÓXICOS!! É muito importante descartar lixos perigosos, como os eletrônicos, corretamente, porque o chorume contaminado vai aos poucos se infiltrando na terra e vai ao encontro do lençol freático, contaminando a água e possivelmente matando milhares de organismos e afetando a cadeia alimentar como um todo. Quanto mais desenfreado for o consumo na sociedade, mais lixo será produzido e mais lençóis freáticos serão contaminados. Consuma menos e recicle o lixo que produz, todos ganham com isso!