A prosa romântica brasileira se destacou por possuir um objetivo pré-definido em suas histórias: a valorização da cultura brasileira. Dentre suas temáticas, destaca-se a regionalista, responsável por enaltecer elementos de pessoas e localidades das mais variadas regiões do país. Assinale, portanto, o comentário crítico que não se refere à prosa regionalista brasileira desenvolvida no período romântico:
A) “Bernardo Guimarães, Franklin Távora e Visconde de Taunay têm em comum o fato de procurarem descrever um Brasil não-litorâneo e não contaminado pela criatura europeia. É por meio deles que o sertanejo ingressa definitivamente na nossa ficção. […] Considerado o criador do romance sertanejo e regional ambientado em Minas e Goiás, suas obras mais conhecidas são O seminarista e A escrava Isaura.” (MAIA, 2001, p.218)
B) “Talvez se possa dizer que os romancistas da geração dos anos 1930, de certo modo, inauguraram o romance brasileiro, porque tentaram resolver a grande contradição que caracteriza a nossa cultura, a saber, a oposição entre as estruturas civilizadas do litoral e as camadas humanas que povoam o interior – entendendo-se por litoral e interior menos as regiões geograficamente correspondentes do que os tipos de existência, os padrões de cultura comumente subentendidos em tais designações”. (CANDIDO, 2004, p. 21).
C) Mais estritamente, para ser regional uma obra de arte não somente tem que ser localizada numa região, senão também deve retirar sua substância real desse local. Essa substância decorre, primeiramente, do fundo natural – clima, topografia, flora, fauna, etc, - como elementos que afetam a vida humana na região; e em segundo lugar, das maneiras peculiares da sociedade humana estabelecida naquela região e que a fizeram distinta de qualquer outra. Este último é o sentido do regionalismo autêntico. (COUTINHO p. 286).
D) É muito bem descrita a brusca erupção da carne no seminarista adolescente, desde que lhe mostraram a inviabilidade do seu afeto, a princípio puramente ideal, ao modo dos meninos. A sensualidade aparece como asserção imperiosa da integridade humana, ameaçada de mutilação pela norma clerical; e ao lutar contra a identificação do amor à devoção, os diretores espirituais motivaram, através da consciência do pecado, o aparecimento muito mais perigoso da dualidade entre carne e espírito. (CANDIDO p. 267).
Soluções para a tarefa
Resposta:
olha eu não sei se é a resposta sera se não for me desculpe,mais me da um obgd ou uma estrema msm ⊥-⊥
Os fragmentos abaixo, retirados de obras da Literatura Brasileira, caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:
a) “(…) No “O Guarani” o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas…”
b) “(…) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade.”
c) “(…) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação.”
d) “(…) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança.”
e) “(…) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz.”