a propriedade da terra na grécia antiga resumo
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
A economia no genos era agrícola e pastoril, auto-suficiente, ou seja, toda a família morava em uma grande propriedade e a terra era explorada coletivamente.Ao fim do Período Homérico, o crescimento populacional, a falta de terras produtivas e de alimentos gerou conflitos violentos no interior dos genos. Decidiram dividir as terras conforme o grau de parentesco, ou seja, quanto mais próximo do patriarca, maior e melhor era a herança territorial. Os mais afastados ficaram sem terras, trabalhando como escravos para os grandes proprietários. Genos: A formação social básica da Grécia do Período Homérico
Respondido por
1
A propriedade da terra na Grécia Antiga dependia da estrutura social e das leis de cada cidade-estado grega. Em Esparta, por exemplo, a maioria das terras cultiváveis era controlada pelos esparciatas, a elite aristocrática e militar daquela cidade.
Foi pela relativa escassez de terras agricultáveis que os gregos passaram a praticar o comércio marítimo no mediterrâneo e a fundar novas colônias.
Em algumas cidades-estados gregas a propriedade da terra também era destinada a pequenos produtores rurais, mas estes, a depender da legislação local, eram obrigados a doar para a sua cidade parte da produção, de forma a visar o bem coletivo.
Perguntas interessantes