"(...) a própria experiência é um modo de conhecimento que requer entendimento, cuja regra tenho que pressupor a priori em mim ainda antes de me serem dados objetos e que é expressa em conceitos a priori, pelos quais, portanto todos os objetos da experiência têm necessariamente que se regular e com eles concordar." (KANT, Immanuel. Critica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 13). Com base na filosofia de Kant, assinale o que for correto. Com base na filosofia de Kant, assinale o que for INCORRETO.
a) O método de Kant é chamado criticismo, pois consiste na crítica ou na análise reflexiva da razão, a qual, antes de partir ao conhecimento das coisas, deve conhecer a si mesma, fixando as condições de possibilidade do conhecimento, aquilo que pode legitimamente ser conhecido e o que não
b) Para Kant, uma vez que os limites do conhecimento cientifico são os limites da experiência, as coisas que não são dadas à intuição sensível (a coisa em si, as entidades metafisicas como Deus, alma e liberdade) não podem ser conhecidas.
c) Kant é um filósofo dogmático defensor, assim como David Hume, da corrente racionalista a qual afirma que o conhecimento no intelecto humano é inato.
d) Com a sua explicação da natureza do conhecimento, Kant supera a dicotomia racionalismo-empirismo. conhecimento, que tem por objeto o fenômeno, é o resultado da síntese entre os dados da experiência e as intuições e os conceitos a priori da razão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Kant afirmou que a filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer, o que pode fazer e o que pode esperar, tendo como finalidade a felicidade humana.
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás