A proposta é relacionada a sobre uma situação que tem se tornado comum que é o compartilhamento de dados genéticos. Abaixo temos uma breve informação que servirá para orientar a nossa discussão e sugestões de leitura que a complementam. Leia-as com atenção e interprete com critério pois sua opinião será fundamental para incrementar o nosso exercício!
Bom estudo!!
Compartilhamento de dados genéticos: há consentimento?
Segundo um artigo publicado na BBC, empresas que tem realizados exames de DNA tem compartilhado estes dados com a indústria farmacêutica e com instituições policiais. Como justificativa, eles dizem que isso auxilia no desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas bem como, auxilia na prisão de criminosos envolvidos em estupros e assassinatos.
Pensando que cada indivíduo é único e possui seu próprio genoma, isso seria possível uma vez que existem pequenas variações dentro genoma que podem ser identificados (em casos criminais) ou em possíveis doenças.
Vamos conhecer mais! Sugestões para leitura:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
O compartilhamento de dados genéticos é um tema muito sensível e motivo de bastante discursão no meio do direito, pois o indivíduo tem direito sobre suas informações genéticas e elas não podem ser retiradas dele sem consentimento para fins que não estejam previstos em lei.
Acredito ser ilegal a transmissão dessas informações sobre os genes para empresas privadas, tendo em vista que tal fato abre brecha para inúmeros tipos de invasão da privacidade genética do indivíduo, o consentimento é vital para obtenção desses dados.
Perguntas interessantes