A proposta e o propósito na proteção à natureza Há pouco mais de 30 anos, em 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada, o Brasil obteve importante avanço em questões relacionadas à proteção da natureza [. ]. Ao longo de três décadas, movimentos significativos puderam ser observados no fortalecimento de uma cultura ambiental no país [. ]. Soma-se a isso a generosidade geográfica conferida ao Brasil ─ o país com a mais rica biodiversidade do planeta ─ e estão dadas as bases de uma nação que se tornou voz importante e ativa no cenário internacional em temáticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação de áreas naturais, à proteção da diversidade biológica, ao desenvolvimento de tecnologias verdes. [. ] Todavia, considerando aonde chegamos [. ] e as necessidades presentes no país e no mundo, é preciso pensar onde queremos estar ao fim das próximas três décadas. Temos diante de nós uma conjuntura global que começa a valorizar e priorizar o uso de conhecimentos e práticas ambientais [. ]. Atualmente, estão sendo debatidas no mundo, em inúmeras frentes, propostas de como podemos atingir os objetivos para um desenvolvimento sustentável. É cada vez mais evidente que precisamos de propostas inovadoras que tragam soluções para problemas do cotidiano. [. ] Aplicar soluções baseadas na natureza, mudar hábitos de consumo, expandir a educação ambiental, aumentar a infraestrutura natural das cidades, criar mais áreas protegidas, desenvolver tecnologias não poluentes, investir em estruturas logísticas de reciclagem e descarte de materiais e ampliar redes de coleta e tratamento de esgoto são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na formulação de propostas [. ]. No entanto, o que não se pode mudar é o propósito. A visão de um mundo mais sustentável tem de ser parte integrante da nossa construção coletiva, de maneira a posicionarmos o Brasil, mais uma vez, na vanguarda da defesa ambiental [. ]. Nesse texto, para defender a tese de que, no intuito de proteger a natureza, precisamos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O texto demonstra que além de ações próprias para a temática de sustentabilidade como um todo, o foco não pode mudar, ou seja, a proposta principal e inicial precisa continuar a mesma.
Isso ocorre pois cada uma das ações que estão sendo discutidas em convenções e eventos recentes como o G20 tem um foco principal: Desenvolver o mundo de forma sustentável para essa e as próximas gerações.
Caso a proposta inicial seja adaptada para alguma outra, é possível de que esse foco seja modificado, e com isso, a sustentabilidade, que é o objetivo principal, se perca.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
ENEM,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás