Português, perguntado por bressan372, 1 ano atrás

A proposta de redação da FUVEST 2018, baseou-se no seguinte tema: "Devem existir limites para a arte?" Leia com atenção a redação modelo produzida segundo essa proposta e responda:



Arte: uma questão de revolução e liberdade

Desde a antiguidade, a visão humana de mundo é retratada por meio de diversos conceitos de arte. Nesse contexto, os trabalhos artísticos realizados acompanham a evolução da perspectiva social acerca dos cenários que permeiam a coletividade, seja político ou econômico, por exemplo. Diante dessa realidade, surgem as chamadas “obras polêmicas”, questionadas por chocarem a sociedade, colocando em pauta se, de fato, devem existir limites para a arte. Dessa forma, analisar tal questionamento exposto é válido.

À vista disso, sabe-se que, dentre as propostas do movimento realista - inaugurado ainda no século XX no Brasil -, destacou-se a demonstração do universo humano desprovida de realizações, tal como ocorria no Romantismo. Nesse sentido, a arte se renova à medida que passa a retratar a sociedade como ela é: ora bela e harmônica, ora disforme e caótica. Limitar a arte, então, não só fere os princípios da liberdade de expressão, assegurados pela Constituição Federal de 1988, mas também priva o público de despertar sua consciência a respeito do que precisa de transformação. Sendo assim, restringir o criacionismo artístico é regredir na democracia.

Além disso, é certo afirmar que muitas das ideologias hoje consagradas pelo corpo coletivo foram iniciadas por correntes vanguardistas e, a princípio criticadas. Um bom exemplo dessa realidade está na Semana de Arte Moderna de 1922, a qual foi duramente desaprovada por seu teor considerado polêmico na época. Analogicamente, as obras de arte tidas como “desrespeitosas” na atualidade podem, simplesmente, estar iniciando um novo ciclo ideológico, ao retratarem visões que vão de encontro à comodidade da população. Portanto, a limitação artística não deve ser estabelecida, visto que priva a revolução de ideias e a saída da menoridade, conforme o filósofo Kant.

Posto isso, desenvolver barreiras para a arte é, simultaneamente, conter a evolução natural da perspectiva mundana. Ademais, o ser humano deve, sim, manter sua capacidade de concordar ou não com a obra exposta, contudo a limitar é incoerente com a própria democracia. Assim, ao não restringir os projetos artísticos, poder-se-á atestar uma sociedade mais consciente.

(Pietra Caramalac)

Questões:

1) Qual a tese defendida no texto e em que parte isso fica explícito?

2) A escolha do título já revela o posicionamento da candidata? Justifique.

3) A candidata utiliza repertório de atualidades (fatos individuais, familiares ou sociais) para conferir um efeito de verdade a seus argumentos. Em que parte do texto ela exemplifica um acontecimento real para tornar o tema concreto?

3) Cite alguns exemplos do repertório de pensadores (autores, escritores, filósofos) escolhidos por ela para conferir um efeito de autoridade no texto.

4) Como ela articulou a conclusão do texto com a introdução?

5) Você concorda com o posicionamento da autora? Justifique sua opinião redigindo um parágrafo que defina sua tese sobre o assunto de modo claro e objetivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por milennamargato
0

Resposta:

bressan FAZ SOZINHO KRL


bressan372: O TEXTO É MTO GRANDE
milennamargato: SÓ LERKKKKKKKKKKKKKKKK
Perguntas interessantes