Pedagogia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

A proposta de Freire para a alfabetização de adultos inspirou os principais Programas de Alfabetização e Educação Popular. Freire, ao propor uma nova maneira de ensinar, também criticava o ensino tradicional. Sugeria uma ação educativa que não negava a cultura das pessoas, ao mesmo tempo em que o aluno se tornava sujeito de sua aprendizagem, considerando suas próprias experiências de vida. Ao tratar sobre a educação bancária, Paulo Freire considerava que nas cartilhas existia apenas a repetição de frases e, nos livros de leitura, os textos escolhidos acabavam por propor uma leitura longe da realidade social. Em oposição a essa vertente, Paulo Freire aborda os princípios de uma educação libertadora.

Explique quais são os fundamentos que envolvem a educação libertadora e qual sua importância para a EJA.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
22

A educação libertadora proposta por Paulo Freire, baseia-se na mentalidade da educação como agente de transformação social.

Desta forma, apresentou vantagens substanciais para todos os tipos de estudantes, sobretudo para aqueles que se encontravam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), de forma que já se apresentavam sob forte discriminação e preconceito, por não terem obtido oportunidades de estudo quando mais jove


Usuário anônimo: obrigado!!!
Perguntas interessantes