A proposta de Freire para a alfabetização de adultos, inspirou os principais Programas de Alfabetização e Educação Popular. Freire ao propor uma nova maneira de ensinar também criticava o ensino tradicional. Sugeria uma ação educativa que não negava a cultura das pessoas, ao mesmo tempo em que o aluno tornava-se sujeito de sua aprendizagem, considerando suas próprias experiências de vida. Ao tratar sobre a educação bancária, Paulo Freire considerava que nas cartilhas existia apenas a repetição de frases e, nos livros de leitura, os textos escolhidos acabavam por propor uma leitura longe da realidade social. Em oposição a essa vertente, Paulo Freire aborda os princípios de uma educação libertadora. Explique quais são os fundamentos que envolvem a educação libertadora e qual sua importância para a EJA.
Soluções para a tarefa
Respondido por
36
Seguindo as teorias de Paulo Freire sobre a Pedagogia Libertadora, nosso programa fica da seguinte forma:
O incentivo a leitura e a troca de informações e debate sobre a leitura em sala de aula, partindo do grupo tendo o educador como facilitador do conhecimento;
O entendimento sobre as questões sociais e econômicas que envolvem todos os educandos;
A busca por estratégias que desenvolvam a leitura a partir de um dinamismo e da inclusão em sala de aula, pois quanto mais incentivados os alunos se mantiverem, melhores serão os resultados sendo esse um trabalho mútuo entre a instituição e os mesmos.
Por fim, todos esses mecanismos contribuíram para a ideia de Educação de Jovens e Adultos de forma mais ampla, formando um ser crítico e letrado.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás