Sociologia, perguntado por balka48, 11 meses atrás

A propósito dessas informações acerca do significado do senso comum, problematizado pela filosofia, assinale a opção correta e explique porque você escolheu tal opção. a) O senso comum é um julgamento irrefletido, que, uma vez compartilhado por muitos homens no âmbito da cultura como crença cotidiana, é tido como óbvio e permanece inquestionado. A filosofia, porém, é um movimento radical de autonomia do homem baseado no exercício do pensamento, do questionamento. Por isso, a filosofia se põe de maneira crítica frente às pretensões do senso comum. b) O senso comum é convicção arraigada, crença partilhada com segurança pelos homens, na vida, na ação, na pesquisa, na criação e na fé. A convicção é fundamental ao pensamento e, portanto, o senso comum se identifica com o pensamento filosófico. c) Enquanto o senso comum é um conhecimento seguro, a filosofia é um pensamento inseguro. Logo, a filosofia deve ser rejeitada como perigosa para o homem do cotidiano. d) O senso comum reflete, argumenta e justifica suas crenças. e) É com o senso comum que o homem enfrenta, no cotidiano, os seus problemas imediatos. O senso comum antecede todo o filosofar. Devido a essa anterioridade e ao seu caráter de convicção inquestionada, ele deve ser considerado como critério de julgamento, como princípio dirimente de todas as dúvidas teóricas.

Soluções para a tarefa

Respondido por irrameor
151

Resposta:

1- E) O senso comum é um julgamento irrefletido, que, uma vez compartilhado por muitos homens no âmbito da cultura como crença cotidiana, é tido como óbvio e permanece inquestionado. A filosofia, porém, é um movimento radical de autonomia do homem baseado no exercício do pensamento, do questionamento. Por isso, a filosofia se põe de maneira crítica frente às pretensões do senso comum.

2-Sistema de crenças, narrativa, atribuir explicações e tradição oral.

Explicação:


Usuário anônimo: Bosta, ñ vi sua resposta antes, mas obg
irrameor: A de nada
Respondido por winederrn
26

O gabarito é dado pela letra (A).

Letra A: O senso comum é um julgamento irrefletido, que, uma vez compartilhado por muitos homens no âmbito da cultura como crença cotidiana, é tido como óbvio e permanece inquestionado. A filosofia, porém, é um movimento radical de autonomia do homem baseado no exercício do pensamento, do questionamento. Por isso, a filosofia se põe de maneira crítica frente às pretensões do senso comum.

Isso ocorre porque o Senso Comum é visto como uma soma do saber (passado de geração em geração) que é adquirido no dia a dia das pessoas, vale destacar, não é um tipo de conhecimento que possui comprovação dos fatos narrados.

Desse modo, é um conhecido que é vulgar, quer dizer, propagado diariamente pelo povo.

Como exemplo de conhecimento ligado ao Senso Comum, podemos destacar:

quando a sua mãe fala para você não tomar banho após o almoço ou jantar. Na visão dela, isso faz mal à saúde. No entanto, não há comprovação científica de que tal ato seja maléfico à saúde humana.

Se tem alguém capaz de lograr êxito, esse alguém é você!


N477: tá errada, letra E é a correta!!
Perguntas interessantes