A proposição e a consolidação da Teoria da Relatividade e da Mecânica Quântica, componentes teóricos do que se caracteriza atualmente como Física moderna, romperam com varios paradigmas da física clássica. Baseando-se especificamente em uma das teóricas da física moderna, a relatividade restrita, analise as preposições
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra A) apenas I está correto.
Sejam as afirmações:
I) A massa de um corpo varia com a velocidade e tenderá ao infinito quando a sua velocidade se aproximar da velocidade da luz no vácuo.
Esta afirmativa é verdadeira e é um dos resultados da relatividade restrita de Einstein.
Se o corpo está a se mover à velocidade v relativa ao observador, a energia total do corpo será (para o observador):
II) A Teoria da relatividade é complexa e abrangente pois descreve tanto movimentos retilineos uniformesquanto movimentos acelerados.
Falso. porque movimentos acelerados são objetos de estudos da relatividade geral.
A relatividade restrita trata apenas de movimentos retilineos (e por isso é restrita).
III)A teoria da relatividade restrita siuperou a visão clássica da ocupação epacial de dois corpos ao provar que dois corpos com massa pequena evelocidade igual à da luz no váuo podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Falso. Este resultado vem da mecaica quantica e é valida apenas para bososn.
Fermions são caracterizados por não poderem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo (ou seja, dois fermions não podem ter números quanticos iguais ao mesmo tempo0
I. Verdadeira, a massa é a medida da inércia de um corpo. Assim, à medida que a velocidade de um corpo aumenta sua inércia também aumenta e quando a velocidade do corpo tende à velocidade da luz ( a maior possível), sua inércia e consequentemente sua massa tende ao infinito. Portanto, além do espaço e do tempo, na teoria da velocidade a massa também varia e essa variação é fornecida pela expressão:
Na expressão acima mo é denominada massa de repouso e m, de massa relativística.
Observe na expressão acima que, se a velocidade V do corpo tende à velocidade da luz c — m=mo/√1 – V2/c2 — m=mo/√1 – c2/c2 — m=mo/√1 – 1 — m=mo/0 — quando o denominador tende a zero, a massa m tende ao infinito.
II. Falsa, a velocidade da luz não depende nem da velocidade do emissor (fonte emissora da luz), nem da velocidade do receptor (observador) do sinal luminoso. A velocidade da luz no vácuo é a velocidade máxima possível de transmissão de interação na Natureza e seu valor é c=3,0.108 m/s. Ela não depende do sistema de referência inercial adotado.
III. Falsa