A proposição da ciência como o caminho possível para a reorganização da sociedade e o seu progresso, por intermédio da formulação de leis científicas por meio de um conhecimento observável e demonstrável a partir dos métodos científicos das ciências da natureza, influenciou as ciências humanas. Essa proposição é chamada de?
Soluções para a tarefa
Resposta:
E - Positivismo
Explicação:
Racionalismo, Empirismo e Iluminismo são correntes de pensamento que influenciaram o desenvolvimento da ciência moderna a partir do debate sobre a subjetividade e o seu limite para a obtenção de um conhecimento verdadeiro. Comte propôs uma ciência positiva como possibilidade de ruptura de um pensamento filosófico especulativo porque entendia a necessidade de uma compreensão do social como fenômeno que poderia ser estudado conforme os métodos das ciências da natureza. O positivismo, nesse sentido, influenciou as ciências humanas e a formação de disciplinas que propuseram o estudo de fenômenos sociais e psicológicos aos moldes das ciências naturais.
Pode-se dizer que o positivismo valoriza e exalta a ciência e busca uma reestruturação intelectual das pessoas.
O positivismo é uma corrente filosófica que surge na FRANÇA no século XIX, fundada por Auguste Comte.
1- Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciência: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais.
2- Esse método vale tanto para o estudo da natureza quanto para o da sociedade.
3- Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.
4- O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciencia como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade.
5- Logo, há um clima de otimismo geral e a certeza do progresso incontível (concebido como fruto da engenhosidade e do trabalho humano ou, por vezes, visto como caminho necessário e automático da humanidade)
6- Logo, surge uma visão messiânica que absolutiza a ciencia e o progresso daí decorrente, dando a ela uma espécie de aura romântica que a estende ao infinito.
7- Outros viram, contudo, um fator menos romântico e mais iluminista nessa fé na racionalidade científica.
8- Com exceção de Mill, o positivismo é caracterizado pela confiança acrítica, leviana e superficial na estabilidade e no crescimento sem obstáculos da ciência. Essa crença chegou a se tornar fenômeno de costumes.
9- A “positividade” da ciência leva a mentalidade positivista a combater as concepções idealistas e espiritualistas da realidade que os próprios positivistas classificavam como metafisicas, embora mais tarde tenham caído em metafisicas igualmente dogmáticas.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/46145582