História, perguntado por Felipe1205103, 11 meses atrás

A propósito da economia e das relações sociais no Brasil Colônia, é correto afirmar:
(001) Por estar subordinada aos interesses comerciais metropolitanos, a economia colonial limitou-se aos ciclos do pau-brasil, do açúcar e do ouro, e à exploração exclusiva do trabalho escravo africano, haja vista que o engenho não necessitava do abastecimento de produtos pelo mercado interno.
(002) A natureza e a dinâmica do sistema colonial produziram no Brasil uma sociedade que, permeada em todos os níveis pela relação senhor-escravo, tendia a polarizar-se, desenvolvendo um caráter marcadamente hierárquico, aristocrático e patriarcal.
(004) Assentada em estruturas que objetivavam promover os interesses comerciais portugueses, a colonização do Brasil caracterizou-se por um sistema produtivo baseado no latifúndio monocultor, agroexportador, e no trabalho compulsório, com a escravidão africana impondo-se como relação de trabalho dominante.
(008) Os senhores de engenho formavam a camada privilegiada da sociedade colonial e tinham um poder que extrapolava os limites do círculo doméstico, atingindo extensa clientela. A esses “homens bons”, como eram então denominados, cabia também o privilégio de atuar nas Câmaras Municipais, importante instrumento da vida política local.
(016) Embora implantada sob o regime de trabalho escravista, a sociedade colonial caracterizou-se por altos níveis de tolerância, refletidos, entre outros aspectos, na ampla aceitação do trabalho manual e das interações sexuais inter-raciais, na quase total ausência de práticas de violência física e cultural, elementos que deram origem ao que viria a ser denominado democracia racial, traço ainda hoje predominante na sociedade brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por JPsimmer128
1

Corretas: Número 1 e 8 :)

Perguntas interessantes