História, perguntado por mateusaugusto1730, 7 meses atrás

A propaganda nazista era fake News? justifica sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por biaaq013
0

Resposta:

Ao contrário do que muitos pensam, Hitler chegou ao poder sem nunca ter vencido uma eleição. Em 1932, os nacionais-socialistas haviam conquistado 230 cadeiras no parlamento, o que os tornava o maior partido, mas não os dava maioria. Nas eleições para presidente do mesmo ano, Hitler perdeu para o marechal Hindenburg, alcançando 36,77% dos votos. Enfim, nas urnas, os nazistas não chegaram nem perto de obter a maioria do eleitorado.

Em janeiro de 1933, portanto, o líder nazista era parte de um governo de coalizão extremamente instável, cuja maioria estava com os conservadores. Em poucos meses, porém, ele conseguiu instaurar uma ditadura sem grandes questionamentos por parte do povo alemão. Em 23 de março, a Lei Habilitante, assinada por Hinderburg, concedia a Hitler amplos poderes. Os comunistas já estavam sendo presos e os primeiros campos de concentração inaugurados.

Como isso foi possível? Para responder essa pergunta, é preciso destacar que havia elementos no discurso nazista que atraíam os conservadores, como: o nacionalismo, a oposição ao Tratado de Versalhes, o rearmamento, a hostilidade ao marxismo e o desprezo pela democracia. Porém, mesmo seduzidos por tais ideias, os conservadores não tinham força para levá-las adiante. Estavam paralisados num momento de caos social e econômico. Nomear Hitler como chanceler foi uma tentativa desastrosa de recuperar as bases sociais e populares do partido, que estavam se desintegrando. O efeito foi contrário. No poder, os nazistas esmagaram a oposição e controlaram as antigas elites.

O prestígio do nacional-socialismo, nesses primeiros meses, não veio da recuperação econômica. Por mais que eles logo mostrassem êxito nessa área, não se recupera a economia de um país do dia para noite. O fator principal da popularidade da extrema-direita foi o resgate do orgulho nacional, que estava ferido desde o fim da Primeira Guerra Mundial. A República de Weimer era vista como o símbolo da derrocada nacional, por tal motivo, havia poucos dispostos e defender as instituições vigentes.

As primeiras medidas de impacto, portanto, foram no campo simbólico, do imaginário político nacional. O sistema parlamentarista estava desgastado, assim como a democracia liberal. Ambos eram percebidos como os causadores da instabilidade política, econômica e social que o país passava. Muitos lembravam com saudosismo do antigo Império Alemão.

Explicação:

marca como melhor resposta aee

Perguntas interessantes