A propaganda foi um instrumento importante para legitimar o poder politico no estado novo. Era por meio da propaganda, das imagens, que o governo transmitia seus "recados" para os Cidadões. Reúna-se com um colega. Leiam o texto a seguir, em que o poeta Cassiano Ricardo (1895-1974) define o papel das imagens na era vargas, e respondam ás questões.
Tentei explicar (...) [o] gosto que o brasileiro tem pela imagem. duas razões justificam essa predileção incurável. Primeiro porque a imagem é um processo democrático de expressão. Segundo porque a imagem fala mais ao sentimento do que á razão e o Brasil é uma democracia sentimental.
O sentimento democratiza os homens pela solidariedade (...).
Só a imagem, pois, convence o povo, em nossa democracia sentimental. Uma imagem vale cem vezes mais do que um argumento.
a) VocÊ concorda com o texto de Cassiano Ricardo? Em grupo, debata as seguintes afirmações do autor:
* "a imagem fala mais ao sentimento do que á razão";
* "o Brasil é uma democracia sentimental";
* "uma imagem vale cem vezes mais que um argumento"
b) Como a imagem foi utilizada na propaganda política ao longo da era Vargas?
c) Pesquisem algumas imagens utilizadas nas propagandas dos partidos políticos e dos governos atuais. Qual é a mensagem dessas imagens? Deem exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta da Letra B) Vargas se utilizava da exaltação exacerbada ao "chefe" para promover a sua imagem como um presidente Populista,manobra essa que ficou a cargo do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) um tempo depois.
a. O autor diz que a imagem fala mais ao sentimento do que á razão e que o Brasil é uma democracia sentimental pelo fato de que historicamente o brasileiro se deixou levar pelas imagens e propagandas, bem como pelo sentimentalismo, afastando-o de decisões racionais.
b. A imagem foi utilizada na propaganda política ao longo da era Vargas de modo a produzir uma sensação positiva sobre as pessoas, ainda mais sobre a figura de Vargas.
c. As propagandas políticas atuais utilizam basicamente dois elementos em suas mensagens, o convencimento pelo medo e o convencimento pelo desejo ou pelo ódio.
Abraços!