A propagação é o processo pelo qual as espécies se multiplicam. Esse processo pode ser manipulado de duas maneiras: a propagação sexuada e a propagação assexuada. O conhecimento desses tipos de propagação auxilia no cultivo doméstico, ou em larga escala, de espécies vegetais. Considerando o conceito de propagação sexuada e assexuada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) A propagação sexuada consiste no cultivo a partir de partes germinativas da planta matriz. Ela é utilizada para plantas que não produzem sementes e pode ser realizada com parte do caule, de folhas, ou de raízes. ( ) A propagação sexuada é realizada com o uso das sementes das plantas de interesse, consistindo na coleta das sementes, seleção e armazenamento em condições adequadas, seguido de semeadura e cultivo. ( ) A propagação assexuada apresenta como vantagens a diminuição da variabilidade genética, o que é uma vantagem com relação à padronização das concentrações de ativo. ( ) A propagação assexuada apresenta como desvantagem a variabilidade, que neste caso pode conferir variação da concentração dos ativos vegetais de interesse
Soluções para a tarefa
Resposta:
(F ) A propagação sexuada consiste no cultivo a partir de partes germinativas da planta matriz. Ela é utilizada para plantas que não produzem sementes e pode ser realizada com parte do caule, de folhas, ou de raízes.
( V) A propagação sexuada é realizada com o uso das sementes das plantas de interesse, consistindo na coleta das sementes, seleção e armazenamento em condições adequadas, seguido de semeadura e cultivo.
( V) A propagação assexuada apresenta como vantagens a diminuição da variabilidade genética, o que é uma vantagem com relação à padronização das concentrações de ativo.
(F ) A propagação assexuada apresenta como desvantagem a variabilidade, que neste caso pode conferir variação da concentração dos ativos vegetais de interesse.
Explicação: