A promulgação da Constituição Federal de 1988 foi fruto de diversas manifestações de movimentos sociais que requeriam do Estado um conjunto de leis que garantisse justiça social e igualdade de direitos para a população. Assim, a Constituição Federal ratifica a importância da participação da população nos conselhos de direitos das políticas públicas sociais, bem como em manifestações populares. O art. 198, por exemplo, ratifica a participação nos processos de decisão de ações a serem implementadas pelo poder público.
Nesse sentido, considere a situação a seguir: (foto)
Cite as estratégias que você utilizará para orientar as pessoas sobre direitos sociais e como abordará a importância de sua participação em movimentos sociais para reinvidicações nas plenárias de conselhos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Enquanto assistente social, é possível desenvolver uma pesquisa rápida de satisfação para ter os dados quantitativos de pessoas que estão insatisfeitas com a demora por atendimento nas diversas áreas de oferta de política pública social.
Feito isso, o segundo passo é organizar um grupo socioeducativo no CRAS e convidar essas pessoas para orientá-las sobre os diversos direitos sociais preconizados pela Constituição Federal. Diante dessas orientações, enfatizar a importância de se organizarem e se inserirem em movimentos sociais comunitários de seu território, para participarem de procedimentos decisórios frente às políticas públicas sociais de atendimento aos munícipes.
Por fim, ratificar que toda e qualquer insatisfação com os atendimentos prestados pelo poder público poderá ser apreciada por este, a partir da participação em movimentos sociais, pois, assim, é possível participar de conselhos de direitos, apresentando e debatendo cada insatisfação, tendo direito a voz e voto (caso membro eleito do conselho de direito), sendo possível desenvolver melhorias na qualidade dos diversos serviços prestados por meio de políticas públicas sociais.