A profissão de vigilante permite que o profissional faça uso de armas de fogo, se necessário. Além disso, devido a estas especificidades, os vigilantes necessitam estar constantemente alertas e apresentar reação rápida a qualquer circunstância que ameace ou viole a segurança. Portanto, uma saúde física e psicológica preservada são requisitos para a profissão de vigilante.
Soluções para a tarefa
Certamente, um vigilante, no âmbito da segurança privada, é um profissional particular que cuida da segurança, principalmente em relação às pessoas, edifícios e bens materiais cuja proteção, vigilância e custódia foram encomendadas principalmente pela empresa ou agência contratante como complemento e contribuição para a segurança pública fornecida pelas forças de segurança do estado.
Os vigilantes cumprem suas funções exercendo a vigilância e a proteção de mercadorias, estabelecimentos, locais e eventos, privados e públicos, bem como a proteção das pessoas que neles podem ser encontradas, realizando verificações, registros e prevenção necessária para o cumprimento de sua missão.
Além disso, devem evitar cometer atos criminosos ou ofensas administrativas em relação ao seu escopo de proteção. Em relação a essa área, eles têm autoridade para deter e disponibilizar os criminosos e seus instrumentos, além de denunciar aqueles que cometem infrações administrativas.