A professora Sandra atua na Educação Infantil com crianças de 5 anos. Observou que a aluna Lívia estava apresentando algumas dificuldades. A queixa principal estava relacionada a letra disforme, pintura fora dos limites do desenho, o material sempre espalhado e constantemente perdia algum pertence.
Elaborado pelo professor, 2019.
Diante dessa queixa e considerando a avaliação psicomotora, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O foco da avaliação deve ser a mobilidade fina, que pode estar interferindo que Lívia realize as atividades na Educação Infantil.
Alternativa 2:
As dificuldades apresentadas por Lívia deixa evidente que se trata de uma alteração na estruturação termporal e no equilíbrio corporal.
Alternativa 3:
A avaliação psicomotora deve ser feita, obrigatoriamente, de forma individual, facilitando o esclarecimento do transtorno específico de aprendizagem que Lívia apresenta.
Alternativa 4:
Considerando a faixa etária de Lívia, descarta-se a observação por parte do professor, uma vez que a criança deve ser encaminhada aos profissionais de fisioterapia e psicologia por se tratar de um transtorno psicomotor.
Alternativa 5:
Brincadeiras como caminhar, quicar bola no ritmo de palmas: rápido, devagar; são algumas atividades que favorecem o desenvolvimento da imagem corporal e tônus muscular, auxiliando, portanto, nas dificuldades apresentadas por Lívia.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: Brincadeiras como caminhar, quicar bola no ritmo de palmas: rápido, devagar; são algumas atividades que favorecem o desenvolvimento da imagem corporal e tônus muscular, auxiliando, portanto, nas dificuldades apresentadas por Lívia.
Considerando as metodologias pedagógicas utilizadas pelo docente em relação ao ensino das artes através da psicomotricidade escolar, é preciso destacar que para a execução de tal atividade é fundamenta que o gestor da atividade promova um ambiente educacional criativo.
De forma que de tal modo, é possível a geração de um melhor atendimento por parte dos alunos. Sendo possível utilizar a medida de polegadas para a medição de objetos com o uso de tecnologia ou recursos manuais.
Bons estudos!
Resposta:
Acredito que seja a primeira alternativa
Explicação:
Pois conforme consta no livro pág. 100:
"Para Fonseca (2012), a coordenação motora fina é a capacidade de coordenar movimentos manuais com referenciais perceptivos visuais, os movimentos de coordenação motora fina estão relacionados à coordenação óculo-manual. Dela dependerá a qualidade do movimento que devem englobar destreza, avaliação de distância, coordenação da mão e dos dedos, precisão e percepção (regulação)."