A professora Rosa, no início do bimestre, realizou uma sondagem na turma do 2º. Ano. Ao analisar a sondagem, verificou que cada criança abaixo apresentou as seguintes concepções:
I – Pedro apresenta quaisquer letras em desordem, demonstrando uma escrita instável faltando correspondência entre fonema e grafema.
II – Maria compreende a lógica da base alfabética da escrita, pois conhece o valor sonoro convencional de grande parte das letras, juntando para formar palavras.
III – Henrique está em um momento conflitante, mas compreende que a escrita representa o som da fala e consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra.
IV – Daniel utiliza-se de uma letra para cada sílaba ao escrever uma palavra e tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras.
Dentre os relatos da professora, podemos analisar que Pedro, Maria, Henrique e Daniel estão, respectivamente, na hipótese:
Silábica, Alfabética, Silábica com valor sonoro e Silábica-alfabética.
Pré-silábica, Silábica-alfabética, alfabética e silábica com valor sonoro.
Silábica, Pré-silábica, Alfabética e Silábica-alfabética.
Pré-silábica, Silábica com valor sonoro, Alfabética e Silábica-alfabética.
Pré-silábica, Alfabética, Silábica-alfabética e Silábica com valor sonoro
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Olá!
A sequência A está correta.
Bem, no caso dos quatro alunos, é importante avaliar os contextos de alfabetização levando em consideração os seguintes aspectos:
Os progressos psicogênicos;
A complexidade e o dinamismo de cada atividade;
E por fim, as hipóteses sobre a linguagem e a escrita, pois no caso por exemplo da hipótese silábica, o aluno deve ser instruído a observar mais que o som das sílabas mas seu valor e aplicação prática na escrita.
Até mais!
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás