A professora Nice leciona para o 5º ano e está tendo problemas na sua sala de aula relacionados à discriminação e ao preconceito. Sempre alguns estudantes são levados à direção da escola para devidas ocorrências e encaminhamentos. As ocorrências são referentes a apelidos maldosos relacionados à cor negra, a cabelos, vestimentas etc. A professora já interrompeu suas aulas diversas vezes para conversar sobre valores, dar conselhos e chamar a atenção dos alunos. Mas nada disso funcionou e ela precisa discutir com mais profundidade este assunto com os estudantes.
Para tanto, decidiu propor o desenvolvimento de um projeto. O tema foi definido por ela, conforme a necessidade descrita. No entanto, para trabalhar a pedagogia de projetos, os estudantes precisam dar significado a ele, estarem motivados para o estudo e, por isso, a professora precisa planejar uma problematização muito eficaz para despertar o desejo dos estudantes em desenvolvê-lo. Ela decidiu, portanto, fazer uma conexão do tema com o conteúdo de História, Geografia e Língua Portuguesa: África x Brasil: a cultura afro-brasileira.
Para resolver esse desafio, você deve sugerir à professora como problematizar o tema com seus estudantes dentro deste contexto.
Soluções para a tarefa
Resposta:Padrão de resposta esperado
Algumas sugestões de projetos que podem ser desenvolvidos pela professora:
• Uma oficina de máscaras africanas.
• Um desenho animado sobre o negro ou a África.
• Uma reportagem atual que envolva o negro ou a África.
• Um filme que aborde a cultura africana (Ex.: Invictus).
• A discussão sobre a biografia de uma personalidade negra relacionada à luta pelo povo negro.
• Um entrevista com uma pessoa negra da comunidade.
• Uma visita a algum museu.
A partir de uma das situações acima, a professora deve elaborar algumas questões para sustentar um diálogo com a turma sobre a África e, quando os estudantes quiserem respostas sobre o tema, é o momento certo para ela sugerir o desenvolvimento do projeto.
Para discutir o racismo em sala de aula a partir da cultura afro-brasileira, a professora pode tratar da formação socioespacial brasileira a partir do conceito de pluralidade.
A pluralidade e a formação socioespacial brasileira
O Brasil é um país conhecido pela sua pluralidade. A identidade brasileira conta com influência de diversos povos, principalmente os nativos, europeus, asiáticos e africanos.
Sendo assim, nossa formação socioespacial também conta com essas influências, que podem ser vistas em nomes de ruas, em manifestações culturais e até mesmo em nosso vocabulário, que conta com diferenças em relação ao português falado em Portugal.
Para saber mais sobre o conceito de pluralidade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/12627980
#SPJ1