ENEM, perguntado por alepinheiroooo88, 10 meses atrás

A professora Marta é novata em numa escola pública. Assumiu uma turma com alunos de 8 anos de idade, já no segundo semestre, sendo a terceira professora regente no ano corrente. A troca repetida de professores deixou a turma agressiva e pouco produtiva com relação ao trabalho com os conteúdos curriculares. A nova professora possui pouca experiência com jogos, mas sabe de sua importância para criar ambientes mais colaborativos e desenvolver habilidades de socialização e comunicação.

Auxilie a professora Marta a "quebrar o gelo" da turma propondo uma atividade cooperativa que tenha como objetivo aproximar os alunos entre si, e estes da professora; promover um ambiente de mais confiança e diminuir os comportamentos agressivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por prroilton
3

Resposta:

Gincana do conhecimento com perguntas e respostas

Explicação:

A gincana de conhecimento com perguntas e resposta proporciona um ambiente mais fraterno e participativo.

Respondido por wellenlucy21
6

Resposta:

Podem ser desenvolvidos jogos diversos que serão repetidos por várias vezes, quantas forem necessárias, até a professora atingir os seus objetivos, e com variações que possibilitem desenvolver diferentes habilidades. Qualquer atividade que exija a colaboração entre os participantes será válida.

​​​​​​​

Alguns exemplos de jogos cooperativos:

- Futebol de dupla; os times são formados por duplas, cada dupla joga de mãos dadas e, sempre antes de chutar para o gol, a dupla deve tocar a bola entre si. O chute direto para o gol faz com que o ponto seja marcado para a equipe adversária.

- Atravessar o rio: com pedaços pequenos de corda, as crianças deverão atravessar um espaço pré-determinado como o leito de um rio. A travessia deverá ser feita sobre a corda, que não cobrirá toda a extensão do rio. Ninguém pode ficar para trás. Durante toda a travessia pelo menos um pé deve permanecer sobre a corda. Para atravessar, as crianças deverão conversar e desenvolver estratégias juntas. Não há estratégias pré-definidas, todas as possibilidades de solução do problema podem ser aceitas, desde que respeitadas as regras do jogo.

- Chupar a bala: as crianças são divididas em grupos de quatro ou cinco participantes. Diante de cada um deles é colocada uma bala com papel. A regra é chupar a bala sem tocá-la com as próprias mãos. O grupo deverá discutir para encontrar possibilidades de solução do problema. Uma solução simples, mas nem sempre alcançada é um participante descascar a bala e colocá-la na boca do outro. A regra é não tocar na própria bala, mas não há nada que impeça que ela seja tocada pelo colega.

Explicação:

Perguntas interessantes