A professora Joana recebeu uma aluna surda em sua classe. Junto com seus documentos consta o laudo médico indicando uma perda auditiva bilateral neurossensorial severa. Joana não sabe o que isso significa, mas observou que, mesmo falando bem alto com a aluna, ela não lhe responde. A aluna, no entanto, ouve o barulho do telefone tocando e também do cachorro latindo.
Como é possível explicar para Joana que sua aluna surda consegue ouvir o som do telefone ou do ladrar do cão, mas não responde quando a professora fala (oralmente) com ela?
Alternativas:
a)
A aluna não tem perda auditiva, pois surdos de fato vivem no completo mundo do silêncio.
b)
O grau de surdez da aluna permite ouvir o toque do telefone, mas não a fala oral.
c)
O tipo de surdez da aluna é temporário e foi revertido com medicamentos ou cirurgia.
d)
A surdez da aluna acometeu somente um ouvido, portanto ela ouve o toque do telefone com o outro lado.
e)
Se a aluna não é capaz de ouvir os sons da fala oral, o grau da perda auditiva dela é, na verdade, profundo.
3)
"apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de apoio ou auxiliares, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras, prioritariamente surdos, e professores bilíngues;". (BRASIL, 2014).
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o plano nacional de educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Edição extra, Seção 1, p. 1-7. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.
Ao determinar a prioridade de surdos na contratação como professores de Libras, o Plano Nacional de Educação colabora para:
Alternativas:
a)
O contato de crianças surdas com modelos adultos surdos na escola, formando a sua identidade surda.
b)
A essencialização da identidade surda como sendo determinada exclusivamente por meio do domínio da Libras.
c)
Tornar a escola um lugar cada vez menos acolhedor às diferentes identidades, especialmente a identidade surda.
d)
Uma pedagogia corretiva e normalizadora da surdez, que defende a ouvintização.
e)
Que as crianças surdas se tornem preguiçosas para aprenderem a falar oralmente, ficando restritas a interação com outros surdos.
4)
Em seu capítulo III "Da formação do professor e do instrutor de Libras", o Decreto 5.626/05 determina que as pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação para docência da Libras. Mas, antes da publicação do decreto, em 1997, a linguista Ronice Muller Quadros, filha de surdos e pesquisadora da área dos estudos linguísticos voltados para a Libras, já defendia a importância do docente de Libras ser surdo (QUADROS, 1997).
Qual era o argumento da referida autora?
Alternativas:
a)
A presença do surdo no ambiente escolar colabora para construção da identidade surda, o acesso à cultura surda e língua de sinais de forma natural
b)
Por serem falantes de Libras como primeira língua, mesmo sem a formação, surdos são naturalmente melhores docentes que os ouvintes
c)
Como medida assistencialista, pois promovendo formação dos surdos eles seriam empregados e se tornariam economicamente ativos na sociedade
d)
Os ouvintes sempre reproduzem práticas oralistas e os surdos práticas bilíngues que valorizam a Libras, portanto, é necessário barrar ouvintes como docentes de Libras.
e)
Tendo em vista que pessoas com deficiência sempre devem ter atendimento prioritário, o mesmo deve ser estendido para o acesso à formação ou emprego.
5)
O Decreto 5.626/05 determina a formação necessária ao docente de Libras para atuar em diferentes segmentos da educação. De acordo com esse decreto e com outro documentos legais da educação, analise os itens a seguir:
I. Educação não formal.
II. Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
III. Anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação superior.
1. Graduação de licenciatura em Letras com habilitação em Libras ou Libras/Língua Portuguesa.
2. Magistério, curso normal ou pedagogia no qual a Libras e a língua portuguesa tenham constituído línguas de instrução.
3. Formação de nível médio com cursos de educação profissional ou de formação continuada para instrutores de Libras, ofertados por instituições de ensino superior ou credenciadas por secretarias de educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação:
Alternativas:
a)
1-I; 2-II; 3-III
b)
1-III; 2-II; 3-I
c)
1-II; 2-III; 3-I
d)
1-III; 2-I; 3-II
e)
1-I; 2-III; 3-II
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
2-Letra B
3-Letra A
4-Letra A
5-Letra B
3-Letra A
4-Letra A
5-Letra B
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás