A professora é Down
Débora Seabra venceu preconceitos, alfabetiza crianças e é um exemplo de como a inclusão de pessoas com deficiência é possível.
Débora Seabra tem 31 anos e é professora de uma turma de alfabetização com 28 crianças de 6 e 7 anos na Escola Doméstica, instituição de ensino particular, em Natal (RN), onde nasceu. Ela é muito querida pelos alunos e pais. Seria uma situação comum se Débora não tivesse síndrome de Down. Na guerra pela inclusão travada diariamente por familiares e, por portadores da síndrome, Débora é uma vitoriosa. Ela é a primeira professora, formada em nível médio, nesta condição no País.
A professora potiguar é o resultado de uma nova postura no trato de pessoas com Down: incluir e capacitar, em vez de esconder. Cerca de 25 jovens estão no mesmo caminho − entre os que estão na faculdade e os que já se formaram. Outros 50 ingressam em cursos profissionalizantes a cada ano. “No Brasil atual, a pessoa que tem Down encontra portas abertas na cultura, nos esportes e em diversos setores”, diz Débora Mascarenhas, psicóloga do Movimento Down. “É uma grande conquista para nós.” Mas nem tudo são flores.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2016.
A legislação para a inclusão do público-alvo da educação especial garante acesso a todos os níveis de ensino. A professora Débora, é um dos exemplos de superação no Ensino Superior. Com base no texto analise as proposições e a relação proposta entre elas:
I − Para incluir os alunos com deficiência intelectual, incialmente faz-se necessário desconstruir paradigmas que envolvem o aprender e a concepção de ser humano, de igualdade e, também, de diferença.
Porque
II − É necessário quebrar com barreiras atitudinais que, por muito tempo, nos deixaram indiferentes neste processo e compreender a importância de adaptações pedagógicas, que envolvem desde a construção de objetivos específicos, adaptação de atividades e adaptações múltiplas.
Escolha uma:
a. A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. Correto(Essa é a correta ) ***************************
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
A) I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
pereiramanuelcesar:
resposta correta
Respondido por
19
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás