Psicologia, perguntado por Rubenildenunes, 8 meses atrás

A professora de uma escola estadual tem enfrentado muitos problemas com um dos alunos de sua turma. O aluno se comporta de forma agressiva com os colegas, realiza pequenos furtos de materiais escolares, se isola, enfim, quase que diariamente a professora precisa resolver os conflitos causados pelo aluno na escola. Preocupada com essa situação, ela marcou uma reunião com a mãe do aluno. Seu pai não foi chamado porque não é conhecido. No entanto, a mãe não compareceu nessa primeira reunião nem nas muitas outras que a professora tentou marcar. O aluno dizia que a mãe não podia comparecer porque trabalhava muito. A professora conversava com o aluno, mas ele continuava causando transtornos. Estando atenta a tudo o que ele fazia, ela começou a perceber sinais de maus-tratos no menino, como marcas de queimadura nas pernas e hematomas nos braços. Diante de tal situação, a professora procurou você, assistente social que atua na escola. TAREFA Descreva como você procederia para auxiliar o aluno. Lembre-se da responsabilidade social, responsabilidade cívil, responsabilidade legal e sua consciência.

Soluções para a tarefa

Respondido por paulonovonovo
4

Resposta:

Bem chamaria o conselho do tutelar para ver se o garoto sofre sobre agressão e se o caso fosse verdade o menino precisaria de um psicologo para mudar a vida desse menino. e os responsáveis ficariam em alerta caso o menino sofra de agressão de novo.

Explicação:

Respondido por hreichert1986
9

O passo inicial é o assistente social fazer um estudo social para conhecer e analisar detalhadamente a situação vivida pelo aluno. Esse estudo social é realizado através de entrevistas com o aluno e com a mãe, com a comunidade escolar e a comunidade em que vive o aluno, além de visitas domiciliares e observação. A partir desse estudo, o assistente social faz um relatório social que indica que atitudes e providências tomar.

O assistente social pode encaminhar o aluno para um acompanhamento psicológico, encaminhar o caso para o Conselho Tutelar (caso tenha coletado várias evidências dos maus-tratos), propor-se a acompanhar a família, entre outros procedimentos cabíveis a esse profissional.

Perguntas interessantes