“A professora Catarina solicitou que os alunos do 4º ano explicassem como efetuaram a operação 15+16=31. Ana explicou da seguinte maneira: ao somar 15+16 que resultou em 31, lembrei que o 5+6 são 11. Ou seja, 1 unidade e 1 dezena. Juntei o número 1 às dezenas e obtive 3 dezenas e 1 unidade, igual a 31”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.101. Segundo o livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, assinale a alternativa que menciona o que o professor deve observar se o aluno compreendeu ao realizar operações matemáticas que envolvem agrupamentos: A Se compreendeu que um grupo corresponde à unidade e outro à dezena e assim sucessivamente, resultando muitas vezes no empréstimo. B Se compreendeu que os numerais estão organizados para compor uma lógica de sucessor e antecessor. C Se compreendeu a correspondência um a um, única realmente fundamental. D Se aprendeu a quantificar as operações matemáticas em porcentagem e estatística. E Se conseguiu chegar ao resultado aritmético de equações e expressões matemáticas.
Soluções para a tarefa
A expressão matemática em questão é a adição. Para resolver esse tipo de expressão, devemos analisar primeiramente as unidades, depois as dezenas, as centenas, e assim, sucessivamente.
Nesse caso, começamos somando 5 e 6, que resulta em 11. Contudo, as unidades só aceitam um algarismo. Desse modo, deve ser feito um empréstimo para as dezenas, restando a unidade 1 e emprestando a dezena 10. Depois, é feito a soma das dezenas de 15 e 16 mais aquela dezena que sobrou das unidades, resultando em 30. Por fim, o resultado final é: 30 + 1 = 31. Com esse raciocínio, percebe-se que o estudante assimila a diferença de ordem entre os algarismos e entende como trocar os números de ordem.
Portanto, a alternativa correta é a letra A.
a alternativa certa é a letra A